Informe da Uber e 99 passa por cima de decreto de Nunes, afeta clientes e gera revolta em SP hoje 19/11

Tudo sobre o comunicado da Uber e da 99 que passa por cima do prefeito Nunes em São Paulo
As gigantes empresas de corridas via chamadas por aplicativo, Uber e 99, acabam de tomar uma decisão afeta diretamente os seus clientes, gerando, inclusive, revolta em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender sobre o assunto, para quem não lembra, recentemente a proibição do serviço de mototáxis de empresas como Uber e 99 acabou sendo declarada inconstitucional pelo Órgão Especial do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Contudo, dias depois, a Justiça voltou a suspender o funcionamento do Uber Moto e de outros aplicativos do setor como a 99.
Agora, simplesmente as gigantes passam por cima do decreto de Nunes e confiram a data do serviço de motos na cidade. A situação vem gerando uma verdadeira revolta, afinal, mesmo com o decreto, elas querem retornar de todo jeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As empresas estão planejando retornar com o serviço em São Paulo, a partir do dia 11 de dezembro. Ao portal g1, da Globo, a Prefeitura de SP disse que é “rigorosamente contrária ao serviço de mototáxis na cidade. Trata-se de um transporte não regulamentado. Assim, perigoso e que tem registrado acidentes e mortes de inúmeros passageiros” e que “as áreas jurídicas e técnicas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) avaliam o assunto”.
ENTENDA!
A data de retorno, que inclusive acabou sendo feita em conjunto pelas duas empresas, acaba tendo um motivo estratégico: “Já se passaram quase 70 dias do prazo dado pela Justiça e não vimos ainda a prefeitura se movimentar nesse sentido [de regulamentar o serviço]. A gente já publicou uma carta pública para sentar com o prefeito e participar da discussão, mas não tivemos ressonância. Então, nós estamos assumindo esses cinco compromissos de auto-regulação”, disse o diretor de Políticas Públicas da Uber Brasil, Ricardo Leite Ribeiro.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Por fim, ele ainda deixa claro que a empresa “segue querendo contribuir no debate regulatório, mas enquanto ele não acontece, a gente vai cumprir com rigor esses compromissos assumidos”.
COMUNICADO DA PREFEITURA
Confira a seguir o comunicado completo da prefeitura de São Paulo a respeito do assunto:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Preocupada e atenta à segurança de sua população, a Prefeitura de São Paulo reitera ser rigorosamente contrária ao serviço de mototáxis na cidade. Trata-se de um transporte não regulamentado, perigoso e que tem registrado acidentes e mortes de inúmeros passageiros. A Prefeitura, através da Procuradoria Geral do Municipal, vai ingressar com novo recurso no Supremo Tribunal Federal em que pedirá o efeito suspensivo da decisão. A proibição do transporte por motocicleta via aplicativo na cidade de SP se baseia em dados concretos sobre o aumento de acidentes. E mortes com o uso de motocicletas.
Essa frota teve um salto de 56% nos últimos dez anos (833 mil em 2014 para 1,3 milhão em 2024), e o número de óbitos nesses casos cresceu 20% de 2023 (403 óbitos) para 2024 (483 óbitos), superando até mesmo os homicídios. Somente com pacientes vítimas de acidentes de moto, a Prefeitura aplicou no ano passado cerca de R$ 35 milhões na linha de cuidado a trauma. As áreas jurídicas e técnicas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) avaliam o assunto”, finaliza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br