Risco fatal: 4º marca de chocolates mais amada do Brasil é PROIBIDA por intoxicar mais de 100 pessoas em país

Proibição ocorreu em função de risco fatal para milhões de pessoas
As agências reguladoras são órgãos públicos que controlam as condições de funcionamento de um setor. Aliás, a de alimentos é unanimidade e presente em praticamente todo o globo. Tanto que nessa matéria falaremos sobre a proibição de uma marca de chocolates amada no Brasil que foi proibida em um famoso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Kinder Ovo. Em abril de 2022, a marca, que pertence a Ferrero, se envolveu em uma polêmica e precisou passar por um recall em vários países. Segundo o jornal O Globo, a decisão foi tomada após serem registrados mais de cem casos de intoxicação por Salmonella Typhimurium, associados ao consumo do produto.

Conforme o que foi divulgado, os infectados, em sua maioria, foram crianças menores de 10 anos. O Brasil não estava envolvido no recall, já que os produtos comercializados aqui não são fabricados no mesmo local. A salmonella é uma bactéria que pode causar uma infecção chamada salmonelose, conhecida como intoxicação alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo especialistas, a doença ocorre devido à ingestão de alimentos contaminados, como ovos, carnes mal-cozidas, leite não pasteurizado e até mesmo a água. Conforme informações do Ministério da Saúde, apesar de a maioria dos casos ser leve, pode haver complicações que resultam em internação hospitalar e até mesmo em morte.

Medidas tomadas no Brasil:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Depois de confirmar que as unidades de Kinder Ovo com salmonella não vieram ao Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos da marca no país, cujos lotes foram fabricados pela Ferrero na Bélgica. A decisão fazia parte da Resolução-RE nº 1.233, publicada naquela ocasião.
A justificativa da agência para isso está em uma medida preventiva “com o objetivo de informar a sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”. Aliás, a empresa do Brasil se pronunciou. “O Brasil não está envolvido no recall de produtos Kinder fabricados na Bélgica”, disse a Ferrero Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proibição em famoso país:
Além desse caso envolvendo essa contaminação, poucas pessoas sabem, mas o famoso chocolate Kinder Ovo é proibido de ser comercializado nos Estados Unidos. Segundo o portal Mdig, ele não se enquadram na Lei de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos qualificada em 1938 onde se proíbe qualquer tipo de “alimento com objetos não nutritivos em seu interior”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei surgiu como resposta a vários casos de envenenamento, sendo um, o conhecido como o Incidente do Elixir de Sulfanilamida que causou a morte de mais de 100 pessoas. Além disso, em muitos países o chocolate ter um brinquedo dentro é considerada perigoso, por existir o risco de contaminação do alimento, além de causar asfixia em várias crianças.
Quais as marcas de chocolates mais consumidas no Brasil?
- Cacau Show.
- Lacta.
- Bis.
- Garoto.
- Ferrero Rocher.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br