Risco fatal: 4º marca de chocolates mais amada do Brasil é PROIBIDA por intoxicar mais de 100 pessoas em país

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Marca de chocolate acabou sendo proibida (Foto: Reprodução/ Internet)

Proibição ocorreu em função de risco fatal para milhões de pessoas

As agências reguladoras são órgãos públicos que controlam as condições de funcionamento de um setor. Aliás, a de alimentos é unanimidade e presente em praticamente todo o globo. Tanto que nessa matéria falaremos sobre a proibição de uma marca de chocolates amada no Brasil que foi proibida em um famoso país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da Kinder Ovo. Em abril de 2022, a marca, que pertence a Ferrero, se envolveu em uma polêmica e precisou passar por um recall em vários países. Segundo o jornal O Globo, a decisão foi tomada após serem registrados mais de cem casos de intoxicação por Salmonella Typhimurium, associados ao consumo do produto.

Anvisa fez proibição no passado contra a marca de chocolate (Foto: Divulgação/Kinder)

Conforme o que foi divulgado, os infectados, em sua maioria, foram crianças menores de 10 anos. O Brasil não estava envolvido no recall, já que os produtos comercializados aqui não são fabricados no mesmo local. A salmonella é uma bactéria que pode causar uma infecção chamada salmonelose, conhecida como intoxicação alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo especialistas, a doença ocorre devido à ingestão de alimentos contaminados, como ovos, carnes mal-cozidas, leite não pasteurizado e até mesmo a água. Conforme informações do Ministério da Saúde, apesar de a maioria dos casos ser leve, pode haver complicações que resultam em internação hospitalar e até mesmo em morte.

Kinder Choco-Bons Branco que estava com suspeita da presença de salmonela (Reprodução: Internet)

Medidas tomadas no Brasil:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de confirmar que as unidades de Kinder Ovo com salmonella não vieram ao Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos da marca no país, cujos lotes foram fabricados pela Ferrero na Bélgica. A decisão fazia parte da Resolução-RE nº 1.233, publicada naquela ocasião.

A justificativa da agência para isso está em uma medida preventiva “com o objetivo de informar a sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras”. Aliás, a empresa do Brasil se pronunciou. “O Brasil não está envolvido no recall de produtos Kinder fabricados na Bélgica”, disse a Ferrero Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proibição em famoso país:

Além desse caso envolvendo essa contaminação, poucas pessoas sabem, mas o famoso chocolate Kinder Ovo é proibido de ser comercializado nos Estados Unidos. Segundo o portal Mdig, ele não se enquadram na Lei de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos qualificada em 1938 onde se proíbe qualquer tipo de “alimento com objetos não nutritivos em seu interior”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tabletes de chocolate – (Foto: Reprodução / Internet)

A lei surgiu como resposta a vários casos de envenenamento, sendo um, o conhecido como o Incidente do Elixir de Sulfanilamida que causou a morte de mais de 100 pessoas. Além disso, em muitos países o chocolate ter um brinquedo dentro é considerada perigoso, por existir o risco de contaminação do alimento, além de causar asfixia em várias crianças.

Quais as marcas de chocolates mais consumidas no Brasil?

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile