CEGUEIRA: A proibição da Anvisa contra produto muito popular, amado pelas mulheres com retirada de lojas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/07/2024 9h37

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Mulher / Anvisa - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a proibição da Anvisa contra produto amado pelas mulheres

A Anvisa se trata de um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo o responsável por fiscalizar e controlar a comercialização de alguns produtos no Brasil. Dessa vez, por exemplo, vamos falar de uma proibição da autarquia contra um produto muito popular e amado pelas mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023, a autarquia recebeu diversos relatos e informações sobre casos de efeitos indesejáveis, que eram supostamente ocasionados por um produto muito popular entre as mulheres. Segundo o portal oficial da Anvisa, produtos cosméticos para trançar e modelar cabelos, podem ter sido fonte causadora de cegueira temporária em algumas pessoas.

Pois bem, segundo o que foi divulgado, uma vez que os produtos aplicados no cabelo, podem permanecer por horas ou dias, é necessário um cuidado especial com os olhos, já que, quando o cabelo entrar em contato com a água, o produto pode escorrer e entrar nos olhos. Dessa forma, causando irritações ou até mesmo problemas mais graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda no ano de 2023, foram registrados 26 casos de reações indesejáveis relacionadas o uso de pomadas para modelar. A cegueira temporária foi o pior efeito causado, segundo os relatos, entre outras reações adversas, supostamente ocasionadas após o uso desses produtos.

Alguns desses casos ocorridos no ano passado foram registrados em sistemas de informações da Agência, como o ‘Notivisa’. Outros casos, a Anvisa foi comunicada através dos órgãos de Vigilância Sanitária locais, hospitais da Rede Sentinela e por matérias jornalísticas veiculadas na imprensa. Confira a seguir quais foram os efeitos adversos causados pelos produtos:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • reações alérgicas;
  • cegueira temporária;
  • vermelhidão;
  • ardência nos olhos;
  • lacrimejamento intenso;
  • coceira;
  • inchaço ocular; e
  • dor de cabeça.

Alguns relatos também mostraram efeitos mais graves, como cegueira temporária. A recuperação da visão em alguns casos demorou mais de uma semana e até 15 dias. Dessa forma, a Anvisa cravou por meio resoluções a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso, assim como, o recolhimento de diversos produtos para modelar os cabelos.

Entretanto, é comum encontrar esses produtos em marketplaces ou sites de vendas. Dessa forma, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fica o alerta da Anvisa, de que esses produtos se encontram irregulares e proibidos de serem comercializados, devido os riscos à integridade física das pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a Anvisa atua?

A Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos.

Ainda, a agência também é responsável pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.