Risco fatal: ANVISA crava proibição contra produto nº1 dos brasileiros confirmada em 3 jornais da Globo

Três grandes jornais da Globo confirmam uma proibição da Anvisa contra uma dos produtos mais queridinhos do Brasil

14/02/2025 21h02

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa, Globo (Foto: Reprodução/ Internet)

Três grandes jornais da Globo confirmam uma proibição da Anvisa contra um dos produtos mais queridinhos do Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma proibição definitiva contra um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, levantando um alerta sobre seus riscos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida da autarquia foi amplamente divulgada por jornais da Globo, que confirmaram preocupações de especialistas e reforçaram a necessidade de atenção ao que chega às prateleiras.

Três jornais da Globo, o Jornal Nacional, o Jornal da Globo e o Link Vanguarda, paralisaram suas programações para reforçarem a decisão da Anvisa. A seguir, veja todos os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Prédio da Anvisa em Brasília (Foto: Adriano Machado)

Jornais da Globo confirmam proibição

Conforme apurado pelo TV FOCO, em abril de 2024, os gigantes da Globo confirmaram a decisão da Anvisa, causando um grande alvoroço no mercado. Trata-se da proibição dos cigarros eletrônicos.

No Jornal da Globo, Renata Lo Prete foi direto ao ponto: “Por unanimidade, a Anvisa decide manter a proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Renata Vasconcellos também trouxe a notícia ao público durante o Jornal Nacional: “Proibição da importação, fabricação e venda de cigarros eletrônicos no Brasil”.

Por fim, o Link Vanguarda surpreendeu seus telespectadores com o anúncio: “Anvisa mantém a venda proibida”. Destacando que, o produto já era proibido, tendo sua proibição reforçada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa, Jornal Nacional, Receita Federal
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil (Foto: Divulgação)

Proibição mantida pela Anvisa

A Anvisa decidiu, por unanimidade, manter a proibição total da importação, fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil.

A medida foi oficializada em 19 de abril de 2024 e publicada no dia seguinte em uma resolução que reforça e amplia as restrições estabelecidas desde 2009, quando a Anvisa já havia vetado a comercialização, importação e publicidade desses produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os cigarros eletrônicos contêm nicotina, uma substância altamente viciante que pode comprometer o desenvolvimento cerebral de adolescentes e jovens adultos.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Cigarros eletrônicos estão proibidos no Brasil (Reprodução: Internet)

Além disso, esses dispositivos liberam compostos químicos prejudiciais, associados a doenças pulmonares graves e até mesmo ao câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, sem regulamentação federal no Brasil, não há garantia de qualidade ou segurança para esses produtos.

Por isso, a Anvisa considera que a proibição continua sendo a melhor estratégia para proteger a população dos riscos à saúde associados ao uso dos cigarros eletrônicos.

Considerações finais

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Prédio da Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.