Risco de contaminação: ANVISA informa proibição de prato popular e donas de casa entram em alerta

ANVISA proíbe venda e recolhe prato de sopa plástico da marca Guzzini por risco de contaminação por melamina; Entenda o motivo
4 min de leitura
ANVISA tirou de circulação prato popular (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/GMN/Freepik)

ANVISA tirou de circulação prato popular (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/GMN/Freepik)

ANVISA proíbe venda e recolhe prato de sopa plástico da marca Guzzini por risco de contaminação por melamina; Entenda o motivo

Eles estão nas cozinhas, nas mesas e nos armários de praticamente todas as casas do país. Os utensílios domésticos de plástico viraram aliados do dia a dia por serem leves, práticos e acessíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do café da manhã ao jantar, eles cumprem funções indispensáveis, mas, desta vez, até mesmo esses objetos tão comuns, em especial uma linha de pratos populares, entraram na mira da ANVISA, o que deixou milhares de consumidores, principalmente donas de casa, em alerta, especialmente donas de casa que utilizam o produto com frequência.

De acordo com o portal R10, a autarquia determinou, na última quarta-feira (5 de novembro de 2025), o recolhimento e proibição do produto “Prato de Sopa Plástico Blues”, da marca Guzzini, identificado pelo código 229596Conforme podem ver por aqui*.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O item é fabricado pela Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletroeletrônicos Ltda., inscrita no CNPJ 32.146.030/0003-69.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), está ativa e segue válida até nova deliberação do órgão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que motivou a proibição?

De acordo com a ANVISA, análises laboratoriais detectaram níveis inadequados de migração de melamina, uma substância popularmente usada na composição do plástico, mas, quando o material entra em contato direto com alimentos, ela pode ser extremamente nociva.

Em termos simples, isso significa que:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a ingestão dessa substância, em quantidades acima do limite seguro, pode causar danos à saúde, principalmente aos rins e ao fígado, segundo estudos científicos já reconhecidos.

Por isso, a agência decidiu retirar o produto do mercado até que novos testes comprovem a segurança do material.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a Anvisa fiscaliza esse tipo de produto?

Todo utensílio que tenha contato direto com alimentos também precisa passar por avaliação sanitária da Anvisa antes de ser vendido como:

O órgão é responsável por verificar o risco de migração de substâncias potencialmente tóxicas e só libera para o comércio os produtos que atendem aos padrões de segurança definidos por lei.

As listas positivas descrevem esses limites, as quais determinam as quantidades máximas de componentes químicos que o material pode liberar sem causar danos ao consumidor.

Defesa da empresa:

A Guzzini, marca comercial do produto, não se manifestou até o momento sobre o caso.

Além disso, não foram encontradas notas públicas emitidas pela Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletroeletrônicos Ltda., empresa responsável pela importação e distribuição do item.

No entanto, o espaço segue em aberto para possíveis esclarecimentos. Lembrando que a proibição atingiu o lote e produto mencionado, ou seja, os demais produtos e lotes da marca seguem comercializadas normalmente, sem nada que a desabone.

O que o consumidor deve fazer?

A Anvisa recomenda que os consumidores:

Mas eu já usei e agora? Interrompa o uso e substitua o utensílio por outro produto regularizado, preferencialmente com certificação de conformidade e procedência comprovada.

Como comprar utensílios com segurança?

Para evitar riscos à saúde e garantir que os utensílios sejam seguros para o contato com alimentos, especialistas e órgãos de vigilância orientam:

Mas, para saber mais sobre outras proibições, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile