RISCO de intoxicação e fora de prateleiras: O chocolate arrancado com urgência de mercados após descoberta

Chocolate potencialmente contaminado foi retirado das prateleiras dos mercados para evitar risco a consumidores
Em maio de 2022, uma importante marca de chocolates e doces, fez um anúncio importante a todos os seus consumidores a respeito de uma medida tomada quanto a um lote específico dos seus produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Ferrero do Brasil, que anunciou na época o recall* dos chocolates Kinder Schoko-Bons, cujos quais são fabricados na Bélgica e que tinham como validade para o dia 8 de novembro de 2022.
*Recall, é um termo em inglês, que significa uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto
Alto risco
De acordo com o portal R7, a decisão ocorreu após a notificação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) após identificar um sério risco em contaminação por salmonela no mercado europeu, retirando os mesmos de circulação rapidamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Kinder Schoko-Bons, da linha Kinder, da marca Ferrero, saíram de circulação às pressas em 2022 após risco de contaminação (Foto Reprodução/Internet)
O produto apresentava ameaça na saúde, podendo causar desconforto gastrointestinal, letargia, febre, dores de cabeça, erupção cutânea, entre outros.
Em nota divulgada ao público, o ex Ministro da Justiça, Anderson Torres, foi feita a seguinte declaração:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Trabalhamos para garantir os direitos e a segurança de todos os consumidores brasileiros. Alertamos sobre o possível produto contaminado anteriormente e, agora, este recall é uma ação para assegurar a saúde de todos”
Aos consumidores que chegaram a comprar esse produto foi orientado pela Senacon, que solicitassem a troca imediata do produto ou reembolso, pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ferrero, por meio do telefone 0800 701 6595 ou e-mail sacbrasil@ferrero.com.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também era possível recorrer à plataforma consumidor.gov.br ou a órgãos de proteção e defesa do consumidor.
A Senacon e a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) monitoraram prontamente a campanha de recall da Ferrero do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ferrero Brasil também deixou o comunicado a respeito do recall em seu site oficial da marca Kinder como mostra na imagem abaixo:

Comunicado Oficial da Ferrero Brasil a respeito do Recall do Kinder Schoko Bons (Foto Reprodução/Kinder)
Quando a Ferrero chegou ao Brasil?
De acordo com divulgações feitas no próprio site oficial da marca, a Ferrero está presente no Brasil desde 1994, quando trouxe ao mercado o Kinder Ovo.
No início eram apenas 10 colaboradores, todos com um objetivo em comum: desenvolver e expandir a empresa. Com a imensa receptividade brasileira, a empresa foi crescendo e agregando mais produtos a sua linha.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.