Procon é acionado após denúncia do Instituto de Defesa do Consumidor contra biscoito
Os biscoitos são, de fato, um dos lanches favoritos das crianças, graças aos seus sabores irresistíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, quando se trata de alimentos para os pequenos, a atenção deve ser redobrada.
Por isso, é essencial que as mães verifiquem cuidadosamente os ingredientes dos biscoitos, além de conferir se os lotes seguem as normas estabelecidas pela legislação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, no dia 3 de fevereiro, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Procon-RJ receberam uma denúncia sobre uma marca conhecida de biscoitos.
Nesta quinta-feira, 13, iremos mostrar todos os detalhes sobre o alerta para as mães.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Muito além de R$1518: Regra do INSS confirma até quanto se recebe ao se aposentar por idade
● Vitor Roque e +6 FORA? Abel Ferreira pode perder 7 jogadores no Palmeiras para o clássico contra o São Paulo
● Detran comunica proibição que pode suspender CNH de motoristas da categoria B; veja como evitar
Mas, afinal, o que aconteceu?
Primeiramente, no começo de fevereiro, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) fez uma denúncia contra a marca Mãe Terra, da Unilever, que oferece produtos naturais e orgânicos, acusando-a de publicidade enganosa.
De acordo com o Idec, a marca promove uma linha de produtos voltados para o público infantil como “opções saudáveis para as crianças colocarem nas lancheiras”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, esses produtos são ultraprocessados, ou seja, alimentos que são cientificamente reconhecidos como prejudiciais à saúde.
“Todos os itens analisados são categorizados como ultraprocessados, os quais, de acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos e com o Guia Alimentar para a População Brasileira, não devem ser oferecidos para crianças e precisam ser evitados até mesmo por adultos”, disse o Idec em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Denúncia contra biscoitos
A denúncia focou na linha Zooreta, com base em um parecer técnico do Observatório de Publicidade de Alimentos, do qual o Idec faz parte, que analisou a composição nutricional dos biscoitos.
O Idec revisou alguns dos produtos da linha e alertou que a publicidade pode induzir o consumidor ao erro, de acordo com informações da revista Veja.
Os produtos analisados foram:
- Zooreta Biscoito Cacau
- Zooreta Biscoito Morango
- Zooreta Biscoito Maisena
- Zooreta Salgadinho Cebola
- Zooreta Salgadinho Pizza
- Zooreta Salgadinho Queijo
- Zooreta Biscoito Cacau Orgânico
Doenças
De fato, os alimentos ultraprocessados podem gerar um grande risco à saúde do consumidor.
Entre as doenças associadas ao consumo excessivo de ultraprocessados, estão:
- Diabetes;
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Problemas cardiovasculares;
- Certos tipos de câncer.
Preocupação
Além disso, Mariana Ribeiro, nutricionista do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, reforçou a importância de criar um ambiente saudável para crianças e jovens.
“É dever do Estado criar um ambiente favorável ao desenvolvimento saudável das crianças e dos jovens. E isso passa, necessariamente, pela punição da veiculação de publicidade infantil, que se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança para induzi-la a um comportamento prejudicial à saúde”, disse Mariana.
Unilever se pronunciou?
Por fim, em nota, a Unilever informou que não foi notificada sobre a denúncia e afirmou que “todas as suas comunicações seguem as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR”.
Em seguida, a empresa disse que “conta com políticas internas rígidas para as suas comunicações e prática em todas as suas comunicações o previsto nos Princípios de Marketing Responsável de Alimentos e Bebidas para Crianças” e que respeita os consumidores.
Considerações finais
Em suma, a Idec fez uma denúncia contra a marca Mãe Terra, da Unilever, devido a publicidade enganosa de seus biscoitos da linha Zooreta.
Veja mais informações sobre alertas sanitários clicando aqui.