Ameaça de falência, 650 milhões de dividas e mais: 4 shoppings amados lutam contra falência e 2 em São Paulo

4 Grandes shoppings brasileiros, sendo dois pertencentes da região de São Paulo, estão lutando contra a falência
E 4 grandes shoppings, espalhados por diversas regiões brasileiras, sendo dois localizados na região de São Paulo, estão lutando contra uma possível ameaça de falência, após a sua controladora entrar em crise, em setembro deste ano de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da PCS Shoppings que teve seu processo de recuperação judicial aprovado.
De acordo com o portal Poder 360, esse grupo é dono de 4 desses empreendimentos, que como mencionamos estão espalhados em diversas regiões como nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afundando em dívidas
Conforme a petição inicial do pedido (PDF – 1 MB), o total da dívida é de R$ 650 milhões. Tais empreendimentos faziam parte de um fundo da gestora Pátria.
Que foram vendidos em julho deste ano, mas os ganhos com a operação não foram suficientes para compensar gastos determinados em contrato. O prejuízo será coberto pelos sócios da empresa
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O pedido de recuperação foi aceito pela 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte em 21 de agosto, depois de o Bradesco iniciar um procedimento para assumir a propriedade dos imóveis. O banco é o maior credor da empresa*
Vejam na íntegra o deferimento do pedido de recuperação (PDF – 152 kB).
Os imóveis alvos da recuperação judicial são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Bragança Shopping Center, em Bragança Paulista (SP);
- Via Vale Shopping Centers, em Taubaté (SP);
- Lages Shopping Center, em Lages (SC);
- Via Café Shopping Center, em Varginha (MG).

Bragança Shopping Center, em Bragança Paulista (SP) (Foto Reprodução/Internet)

Via Vale Shopping Centers (SP) (Foto Reprodução/Internet)

Lages Shopping Center, em Lages (SC) (Foto Reprodução/Internet)

Via Café Shopping Center, em Varginha (MG) (Foto Reprodução/Internet)
Mas o que aconteceu com o Grupo PCS Shoppings?
Vale dizer que como justificativa da sua queda, por meio ndo pedido inicial, o grupo falou em “desequilíbrio da estrutura de capital, aumento da inadimplência de aluguel, vacância das lojas e queda de receitas”.
Fora isso o PCS Shoppings citou que foi extremamente prejudicado pela crise causada pela pandemia da Covid-19 e que a mesma desencadeou a maior recessão econômica da história, desde a Grande Depressão de 1920*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.
Agora, em novembro de 2023, ao pesquisar sobre o Grupo PCS Shoppings não se encontram nenhuma atualização sobre o caso, levando a crer que a situação permanece a mesma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.