Risco de falência e clientes assustados: Rede de supermercados agoniza após 40 anos no Brasil

Rede de supermercado com 4 décadas de história, supermercado luta para sobreviver após dívida milionária. Entenda o que está acontecendo
E uma das redes de supermercados mais tradicionais do país, o Supermercado Degrau (também conhecido como Supermercados) passa por risco de falência e situação assusta milhares de consumidores da região de Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal O Protagonista, ela protocolou um pedido de Recuperação Judicial (RJ) na Justiça ainda em setembro de 2025. A medida visa evitar o colapso total e reestruturar em meio a uma dívida que se aproxima dos R$ 62,2 milhões.
Vale destacar que ela agoniza essa situação de incerteza após atuar há quatro décadas e ser considerada um dos maiores pilares da região, uma vez que:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Sempre valorizou o vínculo com a comunidade;
- É considerada uma importante fonte de emprego;
- Trazendo estabilidade para centenas de famílias.
Entenda a crise
O pedido de Recuperação Judicial funciona como uma reação diante de uma situação de crise financeira que segue insustentável. O processo protege a empresa, permitindo que ela renegocie suas dívidas com credores sob a supervisão da Justiça, mantendo as operações e preservando empregos.
Em suma, a empresa apontou dois fatores principais para o colapso do fluxo de caixa:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Concorrência agressiva: A forte disputa de mercado com redes de atacarejo e outras grandes bandeiras pressionou as margens de lucro e reduziu os volumes de venda;
- O fator crítico dos cartões (a asfixia financeira): A rede descreveu o mecanismo de cessão fiduciária de recebíveis de cartões como um “estrangulamento financeiro”.
Diariamente, as instituições financeiras retinham automaticamente uma parte significativa do dinheiro que entrava via vendas de cartão de crédito para cobrir dívidas.
O que sufocou o capital de giro essencial para pagar fornecedores e despesas operacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A crise econômica pós-pandemia, juros altos e inflação dos custos deterioraram o caixa, forçando a empresa a buscar socorro judicial como única saída para preservar o negócio
Qual foi a declaração deixada pelo Supermercado Brasil diante da crise?
De acordo com o portal Giro News, diante do cenário, a empresa se limitou a dizer:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nosso objetivo é reorganizar o passivo e implementar medidas de eficiência para garantir a preservação da empresa, dos empregos e da função social desempenhada no Vale do Aço.”
Ao procurar declarações extras da empresa sobre o caso, elas não foram encontradas.
No entanto, o espaço segue em aberto se ela desejar expor pontos novos ou dar demais esclarecimentos.
Vale destacar que, além de trabalhar para manter os funcionários, ela também busca preservar o funcionamento regular de todas as lojas, com abastecimento normal de produtos.
Mas, ao que tudo indica, a manutenção dos postos de trabalho é um pilar central do plano de recuperação – Veja o processo aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.