ANVISA acaba de baixar facão e retira sal nº1 das donas de casa de lojas

ANVISA acaba de emitir decreto contra sal nº1 da lista de compras das donas de casa após grave risco de retardo mental em crianças entre outros
O sal é um ingrediente mais que essencial na culinária e na conservação de alimentos, o que acaba fazendo dele um item indispensável na rotina das donas de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também pudera, ele não só realça o sabor das preparações, mas também é uma fonte vital de sódio e iodo, minerais importantes para o funcionamento do organismo.
No entanto, autarquias como a ANVISA, fiscalizam rigorosamente a qualidade do sal, até por ser um alimento tão presente na vida das pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, nem mesmo as marcas renomadas estão isentas de intervenções regulatórias, o que garante a segurança do consumidor.

Acaba de emitir!
Falando nisso, a partir de informações oficiais dos próprios boletins da ANVISA, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco, constatou que no último dia 28 de novembro, a autarquia baixou o facão e retirou um lote do Sal Refinado Iodado União, produzido pela Maranata Indústria e Comércio de Sal LTDA, de circulação.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo o boletim, a RESOLUÇÃO 4.402, publicada no Diário Oficial da União, alega que a decisão foi tomada devido às irregularidades e níveis insatisfatórios de iodo, conforme detalhado abaixo:
- Produto: Sal Refinado Iodado União (lote: 01/24).
- Empresa: Maranata Indústria e Comércio de Sal LTDA.
- CNPJ: 07.991.107/0001-98.
- Endereço: Sit Logradouro, Galpão 02, Zona Rural — Porto do Mangue–RN, CEP 59.668-000.

Manifestações e situação da empresa:
Até o momento, manifestações, bem como notas oficiais da empresa responsável, não foram identificadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o espaço permanece em aberto, se assim quiser expor a sua versão dos fatos. Além disso, a notificação e proibição da ANVISA atingiu somente os produtos referente ao lote destacado.
Sendo assim, os demais produtos da empresa e linhas continuam sendo vendidos normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais riscos o nível insatisfatório de iodo representa?
A deficiência de iodo na dieta pode levar ao desenvolvimento de bócio, uma condição caracterizada pelo aumento da glândula tireoide. Esse problema de saúde pública é particularmente grave em regiões onde o consumo de alimentos iodados é insuficiente, o que acaba culminando em:
- Bócio Endêmico: Inchaço visível no pescoço devido ao aumento da tireoide.
- Retardo mental grave: Durante a gestação e os primeiros anos de vida, níveis baixos de iodo podem comprometer o desenvolvimento cerebral, resultando em déficits cognitivos permanentes em crianças.
- Outros: Fadiga, ganho de peso e dificuldade de concentração.

Sendo assim, a fortificação do sal com iodo é uma estratégia global para prevenir essas condições. Até por isso a fiscalização rigorosa de produtos é essencial para garantir e proteger a saúde da população, especialmente de crianças em fase de desenvolvimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais:
- A ANVISA retirou do mercado um lote de sal iodado da marca União devido à falta de iodo, substância essencial para o bom funcionamento da tireoide.
- A deficiência de iodo pode causar problemas de saúde graves, como bócio e retardo mental.
- A medida visa proteger a saúde dos consumidores, especialmente crianças em desenvolvimento, e reforça a importância da fiscalização de alimentos.
Mas, para saber sobre outras proibições da ANVISA, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.