Tudo sobre o comunicado da montadora que crava retirada de 3 motos populares das ruas em país e todos precisam saber
A título de informação, a Suzuki é uma empresa japonesa, fabricante de automóveis e motocicletas. A Suzuki surgiu em 1955, com o lançamento do carro Suzulight, mas antes já se dedicava a fabricação de motos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, sendo a gigante montadora que é, é muito importante que todos saibam sobre o comunicado emergencial emitido pela empresa, que ordena a retirada de 3 motos populares das ruas em país, devido verdadeiro risco fatal.
De acordo com informações do portal O Antagonista, a Suzuki anunciou o recall de quase 400 mil motocicletas na Índia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, é muito importante que todos saibam que, este recall envolve os scooters Access 125, Burgman Street 125 e Avenis, modelos que não são comercializados no Brasil. A medida visa corrigir uma falha potencial em um cabo conectado à bobina de ignição, que pode causar problemas sérios.
De acordo com informações do Society of Indian Automobile Manufacturers (SIAM), a associação de fabricantes local, um total de 388.411 unidades está envolvido nesse processo. Segundo a entidade, a falha pode provocar a parada do motor ou mau funcionamento do painel, além de problemas na partida, assim, podendo levar a acidentes que podem causar risco a vida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida, portanto, foi tomada para veículos produzidos entre 30 de abril de 2022 e 3 de dezembro de 2022. Proprietários desses modelos deverão se dirigir às concessionárias autorizadas para realizar o reparo, que será feito sem custo adicional.
A Suzuki garantiu que está se esforçando para resolver o problema o mais rápido possível para minimizar qualquer inconveniente para os clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que os modelos específicos afetados pelo recall são os scooters Access 125, Burgman Street 125 e Avenis. Esses modelos foram bem-recebidos pelo público indiano, mas ainda não chegaram ao mercado brasileiro.
Além das scooters, outro modelo também está envolvido em um recall. A V-Strom 800DE, conhecida por ser uma motocicleta aventureira, teve 67 unidades convocadas para reparo devido a um defeito no pneu traseiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, apesar do comunicado, ainda não há informações se esse recall impactará outros mercados, incluindo o Brasil.
Na Índia, a recomendação é procurar uma concessionária Suzuki quanto antes. A produção de veículos com peças defeituosas é sempre uma preocupação, e a montadora japonesa parece estar levando a situação muito a sério.
Pode andar com carro com recall?
Segundo a Lei Federal 14.071, de 2020, bem como a Lei 14.229, de 2021, o automóvel que tiver alguma campanha de recall de veículos pendente – ou seja, sem ser atendida em uma concessionária autorizada, não poderá ser licenciado.