Beira da falência: Montadora rival da BYD e Volkswagen luta para não fechar, após perder R$ 2,8 bilhões

Fabricante de carros chinesa enfrenta crise financeira e caso está trâmite na Justiça
Uma companhia automotiva está perto de entrar em falência na China. Enfrentando sérios problemas de gestão, a situação da marca vem chamando atenção das principais concorrentes no mercado, como BYD e Volkswagen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 2018, a Neta Auto é uma divisão da Hozon New Energy Automobile, que existia desde 2014. No Brasil, a empresa ganhou visibilidade no ano passado, com a comercialização de veículos elétricos.
Mas, de acordo com o site Car News, a montadora enfrenta uma grave crise financeira que se agravou este ano, deixando a situação mais crítica. Segundo a nota, a empresa esperava receber um investimento de US$ 500 milhões – aproximadamente R$ 2,8 bilhões – até abril, mas a negociação não foi concluída.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mercado chinês, outras marcas também têm maior destaque entre os consumidores. Dados da China Passenger Car Association revelam que a BYD, a Volkswagen e a Toyota dominam as concessionárias locais, todas com uma trajetória mais longa e reconhecimento na indústria em comparação com a Neta.

Afinal, a Neta Auto faz sucesso no Brasil?
No território nacional, a fabricante se destaca com os modelos Aya e Neta X, que têm preços iniciais de R$ 133.900 e R$ 209.900, respectivamente. Em uma das estratégias para atrair clientes, o Autoesporte descobriu que uma concessionária no Rio oferece descontos de até R$ 10 mil sobre o preço de tabela.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ainda assim, um levantamento recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico revelou que a Neta emplacou apenas 4 carros no final de 2024, além de 42 unidades ao longo de 2025, totalizando 46. Em contrapartida, o site da marca no Brasil enfrenta problemas técnicos e está fora do ar com um aviso de manutenção, sem fornecer informações sobre o futuro dos automóveis.

Conclusão
- Em resumo, a Neta Auto enfrenta risco de falência iminente na China;
- Fundada em 2018, a empresa surgiu a partir de uma divisão da antiga Hozon;
- No entanto, a visibilidade no Brasil com veículos elétricos aconteceu somente em 2024;
- Para lidar com os problemas, a marca esperava investimento de US$ 500 milhões;
- Em contraste, concorrentes como BYD, Volkswagen e Toyota dominam mercado chinês;
- Por aqui, a Neta Auto não fez o sucesso esperado, com preços altos e baixas vendas;
- Diante da crise no país de origem, o site da marca está fora do ar também no Brasil.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades do setor automotivo!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br