Calote e R$ 1M pelos ares: Rival da Uber entra em falência em país após se afundar em dividas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/11/2024 9h50

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Rival da Uber entra em falência após se afundar em dívidas e cometer calotes (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/99/Uber/Canva)

Plataforma de entregas gigantesca, rival nº1 da Uber em país, entra em falência após se afundar em dívidas milionárias e cometer calotes

Uma gigantesca plataforma de entregas, conhecida por ser uma das principais rivais da Uber Eats no setor, declarou oficialmente falência em Luxemburgo, país da Europa Ocidental: A Goosty!:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • O Tribunal decretou a falência da Goosty em 23 de outubro;
  • O caso ganhou visibilidade após questionamentos de internautas na rede social Reddit.

Sendo assim, a partir de informações do portal Contacto.iu, a equipe especializada em economia do TV Foco, traz mais informações sobre o caso.

Colapso:

A rádio 100.7 já havia alertado sobre o iminente colapso financeiro da Goosty, após relatos de 400 restaurantes parceiros alegarem calote, mesmo com as entregas realizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Plataforma Goosty realizava entregas pelo país de Luxemburgo (Foto Reprodução/Getty)

A situação tomou tamanha proporção que chamou a atenção da Federação Horesca, cuja qual recebeu as denúncias de proprietários lesados.

“Um dono de restaurante nos procurou relatando que a Goosty recebeu as encomendas, mas não repassou os pagamentos. Isso foi há mais de um mês” – Afirmou Steve Martellini, secretário-geral da organização que representa o setor de restauração e hotéis.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Martellini afirmou que a Horesca, apesar de mobilizar advogados, tem poucas esperanças de recuperar os valores devidos aos associados:

“Com a falência da empresa, vai ser complicado”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dívidas milionárias e críticas dos fundadores

Os fundadores da Goosty, que venderam a plataforma à Carlitoo em 2022, expressaram sua decepção com a má gestão da empresa desde a aquisição.

400 restaurantes alegam ter sofrido calote da Goosty (Foto Reprodução/Internet)

Além disso, a Carlitoo acumula uma dívida de 300.000 euros (equivalente a R$1 milhão indo pelos ares) com os criadores da plataforma:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando decidimos vender a Goosty, a empresa estava com boa saúde financeira, com perspectivas sólidas e respondendo a uma procura real. Hoje, é com tristeza que vemos que a nova gestão e a evolução do mercado não permitiram que o projeto continuasse” – Lamentou Hadrien Branca, um dos fundadores da startup.

O que causou a falência da Goosty?

Fundada em 2020, a Goosty teve uma rápida ascensão no Luxemburgo, mas enfrentou desafios crescentes com a entrada de grandes players globais no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Apesar de não ter nenhum dado oficial com os motivos, neste ano de 2024, as coisas complicaram quando a Uber Eats e Wolt expandiram suas operações no país.
  • Em entrevista à Virgule, Ludvig Helmertz, diretor da Wolt Luxemburgo, revelou pretensão de atender 100% da população local.
Uber Eats e Wolt (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Iam Plastic)

Não foram encontradas as manifestações da gestão da Goosty.

Considerações finais:

A Goosty, gigante do delivery e principal rival da Uber Eats no Luxemburgo, declarou falência em 23 de outubro, após acumular dívidas milionárias e calotes a 400 restaurantes parceiros.

Fundadores criticaram a gestão da Carlitoo, que assumiu a plataforma em 2022, apontando má administração como causa do colapso.

A Federação Horesca tenta ajudar empresários lesados, mas admite dificuldades devido à falência.

O mercado luxemburguês também se tornou mais competitivo com a entrada da Uber Eats e Wolt, em 2024.

Mas, se quiser saber sobre mais falências e quebras de grandes empresas, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.