“Não há autorização”: Rival nº1 da Uber peita Nunes com novo serviço em SP e prefeito confirma proibição

Ricardo Nunes é prefeito de São Paulo e crava proibição de serviço de rival nº1 da Uber
Como “Não há autorização”, pela prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes confirma decreto. Porém, rival nº1 da Uber peita decisão e inicia serviço proibido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em transportes, detalha agora sobre proibição de rival da Uber em São Paulo.
O fato é que muitos se perguntam o motivo da Uber e a 99 não oferecem os serviços de moto pelos aplicativos em São Paulo, já que os demais estados brasileiros possuem essa opção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir disso, criou-se um grupo de trabalho para discutir a regulamentação municipal dos mototáxis.
PREFEITO PROIBIU SERVIÇO?
Contudo, a gestão de Nunes justificou a proibição da oferta do serviço de transporte por moto na 99 e Uber pela meta da cidade de diminuir o número de mortes no trânsito.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“A atitude da 99, assim como da UBER, corrobora com a preocupação pela segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano, baseada em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou nota da Prefeitura na ocasião.
Com isso, tanto a Uber quanto a 99 são proibidos de oferecer os serviços através de motocicletas em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a 99, anunciou nesta terça-feira (14) o início das atividades com moto em São Paulo.
A rival da Uber alega que o 99Moto é um serviço de transporte privado por aplicativo em motocicleta autorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), Lei nº 12.587, de 2012.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O trecho sobre aplicativos foi incluído pela Lei nº 13.640, de 2018. Desse modo, as leis estão vigentes.

AFINAL, QUAL O MOTIVO DA RIVAL DA UBER PEITAR O PREFEITO DE SP?
A empresa pontuou que a prefeitura não pode, por exemplo, apreender as motos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio do início do serviço foi feito em comunicado enviado à imprensa, em que a empresa diz que o serviço 99Moto começou a ser implantando de forma gradual na cidade às 9h, fora do Centro expandido.
A 99 argumenta que tem respaldo na Política Nacional de Mobilidade Urbana para implantar o serviço, ou seja, peitando Nunes.
“A legislação estabelece que as prefeituras podem regulamentar e fiscalizar a atividade com exigências específicas, mas não podem proibi-la”, afirmou a 99 em comunicado.
Durante evento de entrega de apartamentos de um conjunto habitacional na Zona Sul da cidade, o prefeito da capital se manifestou.
Nunes afirmou que o serviço “vai ser uma carnificina na cidade” e pediu para que os paulistanos não utilizem o serviço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Através de um decreto, o prefeito de São Paulo decidiu proibir o serviço de transporte por aplicativos em motocicletas pela Uber e 99Moto.
- Apesar de a opção estar disponível em outros estados, Ricardo Nunes destaca preocupação sobre segurança e saúde pública.
- A medida, alinhada com a meta da cidade de reduzir acidentes e mortes no trânsito, acabou gerando um atrito com a 99.
- A rival da Uber diz que oferece um serviço privado autorizado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).
- Desse modo, a 99 peitou Nunes e segue oferecendo o serviço. O prefeito de SP solicitou que os moradores da cidade não usem o serviço.
AFINAL, QUAL É A MELHOR: UBER ou 99?
A Uber se destaca pela diversidade de produtos, incluindo opções ecológicas, luxuosas, compartilhadas e de aluguel de carros. Por outro lado, a 99 oferece uma variedade de categorias.
Como o econômico 99Pop, a conveniente 99Moto, e opções de táxi tradicional, proporcionando um ótimo custo-benefício, suporte 24 horas e um programa de descontos chamado Clube99.

“Veja matéria completa sobre Uber e 99 cravando FIM de serviço vital em SP”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. [email protected]