Uma rival da Hyundai, a Ford e outras duas montadoras fecharam as suas fábricas e deram adeus ao Brasil
4 montadoras gigantes acabaram fechando as suas fábricas, deram adeus no Brasil e a triste situação foi confirmada, em uma rival da Hyundai, na Ford e em outras 2, deixando todos os consumidores chocados com a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado de carros é um dos mais concorridos do mundo inteiro, e muitas vezes as fabricantes tomam algumas decisões drásticas, que em seu ver é o melhor para a marca naquele momento, e muitas vezes surpreendem com a medida tomada.
De acordo com o portal ‘Auto Esporte’, no dia 30 de outubro de 2019, a Ford encerrou a produção de veículos na fábrica de São Bernardo do Campo, após 52 anos de história no ABC Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site da Globo, essa fábrica empregava mais de 2.300 funcionários e apenas mil, que eram das áreas administrativas seguiram no ramo e foram desligados apenas em março do ano seguinte ao fechamento.
Hoje em dia, esse espaço é apenas uma lembrança do que já foi uma fábrica da Ford, já que grande parte acabou sendo demolida e algumas imagens aéreas foram feitas em 2022. Apesar disso, os carros da marca seguem sendo um sucesso no mercado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ford ressurge, arma retorno apoteótico de carro n°1 no Brasil em 2025 e deixa motoristas em êxtase
● Fiat, Volks e Chevrolet desesperadas: Ford arma lançamento de maior SUV no Brasil para aniquilar rivais em 2025
● Retorno triunfal de carro amado no Brasil e +1: Ford arma venda de 2 carros no país em 2025
Esse fechamento não culminou na saída da Ford do mercado brasileiro, mas trouxe à tona a mudança na estratégia de vendas da montadora, visando o melhor lucro e qualidade possível para a comercialização dos seus veículos.
Assim ficou a fábrica da Ford após a demolição (Reprodução: Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Mercedes-Benz, de acordo com o portal ‘AutoData’, vai encerrar a atividades na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, local onde faz a manufatura de produtos e logística.
A ideia é terceirizar essa operação e por conta disso uma triste situação aos funcionários foi confirmada pelo site, já que revelaram que dos 505 trabalhadores, duzentos serão transferidos para a sede, em São Bernardo do Campo e os restante dispensados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A própria montadora revelou, em nota, que a terceirização será instalada em Itupeva, em São Paulo, e a transação desse processo vai acontecer até março de 2024,e ainda informaram que buscarão soluções para reduzir o impacto de seus funcionários.
“Como companhia estamos totalmente comprometidos em buscar soluções que possam minimizar os impactos da decisão para os cerca de quinhentos colaboradores da unidade de Campinas”, garantiram.
A Mercedes-Benz decidiu terceirizar os processos de sua fábrica (Reprodução: Internet)
Já uma das grandes rivais da Hyundai, a Toyota, de acordo com o portal ‘Uol’, também fechou uma de suas fábricas no Brasil, inclusive sendo marcada pela primeira dela que foi instalada fora do Japão.
O fechamento se deu no dia 11 de novembro deste ano, na unidade de São Bernardo do Campo, após 61 anos de muita história e de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cerca de 350 funcionários ainda trabalhavam no local.
“Não comentamos sobre detalhes específicos [do PDV], mas garantimos que todas as decisões foram tomadas em conjunto e com o máximo respeito e consideração pelo bem-estar das pessoas impactadas”, disse a Toyota em nota.
Por fim, a outra montadora que deixou o Brasil foi a Alfa Romeo, que chegou a fabricar carros no país entre as décadas de 1970 e 1980. Porém, de acordo com o portal CNN, as linhas de montagem da fabricante tiveram fim por aqui em 1986.
A Alfa Romeo, diferente das anteriores, deu adeus em definitivo ao Brasil.
A Toyota fechou sua fábrica em São Bernardo do Campo (Reprodução: Internet)
Qual a maior montadora do Brasil?
A Volkswagen alcançou a marca de 25 milhões de veículos produzidos no Brasil, fazendo então a marca se tornar a maior fabricante de automóveis