Rival da Latam comunica fim de serviço popular em 2025 e surpreende passageiros

Rival da Latam anuncia o fim de voos para 14 cidades brasileiras em 2025, surpreendendo passageiros; Veja os motivos, a defesa da empresa.

13/08/2025 9h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Rival da Latam suspende serviço e surpreende (Foto Reprodução/Internet/Canva/GMN)

Rival da Latam anuncia o fim de voos para 14 cidades brasileiras em 2025, surpreendendo passageiros; Veja os motivos, a defesa da empresa e as alternativas oferecidas

E uma das principais concorrentes da Latam, a Azul Linhas Aéreas, anunciou o encerramento de um dos seus serviços mais populares, o que surpreendeu milhares de passageiros neste ano de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de voos para 14 cidades brasileiras, cuja decisão foi comunicada oficialmente nesta última segunda-feira (11). De acordo com o G1, parte dessas suspensões já havia sido revelada em janeiro, quando a empresa anunciou a saída de 12 municípios.

Inclusive, essas mudanças começaram ainda em março e fazem parte de uma readequação ampla da malha aérea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Processo de reestruturação:

Ainda de acordo com o G1, a Azul atravessa um processo de reestruturação nos moldes do Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos.

Além disso, desde o mês de maio, a companhia já participou de ao menos duas audiências relacionadas ao caso.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Agora, em agosto, durante uma apresentação para investidores, ela informou que as cidades consideradas “não lucrativas” somam a eliminação de 53 rotas.

Conforme exposto, a estratégia agora é concentrar as operações em hubs, especialmente no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As localidades que deixarão de receber voos da Azul incluem:

  • Crateús;
  • São Benedito;
  • Sobral;
  • Iguatú (CE);
  • Campos (RJ);
  • Correia Pinto;
  • Jaguaruna (SC);
  • Mossoró (RN);
  • São Raimundo Nonato;
  • Parnaíba (PI);
  • Rio Verde (GO);
  • Barreirinhas (MA);
  • Três Lagoas (MS);
  • Ponta Grossa (PR).

Justificativas da empresa:

Ainda nesta última segunda-feira, a companhia informou que o movimento se trata de um processo “normal” e também que reavalia constantemente as operações em suas bases.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, a mesma fez questão de destacar que “está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional”

Quanto às razões por trás dessa decisão, ela informou que: “Os ajustes levam em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação.”

Thumbnail Video Youtube

Quais alternativas sobraram para os passageiros com a decisão da Azul?

Desde o anúncio inicial, em janeiro, a Azul informou que notifica previamente os clientes afetados e oferece a assistência, conforme previsto na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac):

  • Em alguns casos, ajustou rotas para manter opções de deslocamento: os voos para Fernando de Noronha passaram a sair exclusivamente de Recife;
  • Os de Juazeiro do Norte foram direcionados para Viracopos; e em Caruaru (PE), devido à baixa ocupação, a empresa passou a operar com aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.

Mas, para saber mais informações sobre a AZUL, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.