Adeus, McDonald’s: Rede rival vira nº1 e esmaga gigante do fast-food com casquinha por menos de R$1

Rede rival do McDonald's alcança topo e supera gigante do fast-Food após oferecer até mesmo casquinha de sorvete por menos de R$1.

11/03/2025 6h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
McDonald's é ultrapassado por rede rival, a qual vende casquinhas por menos de R$1 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/ Canva/Freepik)

Rede rival do McDonald’s alcança topo e supera gigante do fast-food após oferecer até mesmo casquinha de sorvete por menos de R$1

E o ranking dos maiores fast-foods mundiais se despede da liderança do McDonald’s para dar lugar a uma outra rede, a qual esmaga a norte-americana neste ano de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, ela vende produtos a valores extremamente competitivos, incluindo casquinhas de sorvete sendo vendidas ao equivalente a R$1, o que rivaliza com um dos maiores clássicos do McDonald’s.

Trata-se da gigante chinesa Mixue Bingcheng, especializada em chá de bolhas e sorvetes variados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do portal Ig Notícias, a equipe especializada em economia do TV Foco traz tudo o que você precisa saber da rede e se ela existe no Brasil.

Mixue Bingcheng cresceu em número de lojas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Internet)

No topo:

Pois é, quem diria, mas a nova queridinha do momento ultrapassou a marca americana em número de lojas.

  • De acordo com o ranking, ela atingiu a marca de mais de 45 mil unidades globalmente em setembro de 2024, enquanto o McDonald’s possui cerca de 41.800 restaurantes;
  • O Mixue se tornou líder global no setor de fast food. Conforme dito acima, a rede é conhecida por seu modelo de preços acessíveis, como sorvetes cremosos vendidos por apenas um yuan (cerca de 87 centavos de real) e bebidas que variam entre 2 e 8 yuans (R$ 1,60 a R$ 6,41).
Casquinhas, sorvetes e bebidas da Mixue (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Youtube)
Casquinhas, sorvetes e bebidas da Mixue (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Youtube)

Essa política de preços baixos tem sido uma das principais estratégias por trás do rápido crescimento da empresa.

Uma história de encher os olhos

Fundada em 1997 por Zhang Hongchao, a Mixue Bingcheng iniciou suas atividades como uma pequena loja especializada em gelo raspado e bebidas geladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O empresário sempre teve uma visão clara: permitir que as pessoas ao redor do mundo “comam bem e bebam bem por apenas dois dólares americanos”.

Com isso, a empresa apostou em um modelo de negócios baseado em franquias, com mais de 99% de suas lojas sendo franqueadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A Mixue ainda perde para redes como a Starbucks (Foto Reprodução/Internet)

A principal fonte de receita da mistura vem da venda de materiais alimentícios, equipamentos e embalagens para seus franqueados.

Mas, apesar de ter o maior número de lojas, a Mixue ainda fica atrás de outras redes ocidentais, como Starbucks e Tim Hortons, no que diz respeito à receita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a rede está crescendo de maneira impressionante: nos primeiros nove meses de 2024, seu lucro líquido saltou 42%, alcançando 3,49 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 2,8 bilhões).

Sua receita aumentou 21%, chegando a 18,7 bilhões de yuans (cerca de R$ 15 bilhões).

Expansão Global

Embora a maior parte de suas lojas esteja na China (cerca de 90%), a Mixue também expandiu sua presença para outros países, incluindo:

  • Indonésia;
  • Vietnã;
  • Malásia;
  • Tailândia;
  • Japão;
  • Coreia do Sul;
  • Austrália.

No entanto, ainda não há unidades da Mixue Bingcheng no Brasil.

Isso porque ela se concentra na expansão nos mercados asiáticos e da Ásia-Pacífico.

Mas isso não quer dizer que ela não esteja abrindo possibilidades para mercados ocidentais no futuro.

Thumbnail Video Youtube

Quais são as expectativas para a Mixue Bingcheng no Brasil?

O crescimento da Mixue Bingcheng mostra que o mercado global de fast food está em constante evolução e transformação rápida.

Conforme dito acima, a marca chinesa conseguiu se destacar graças ao seu modelo de negócios de franquias, preços acessíveis e uma proposta simples, mas eficaz.

Além disso, o seu sucesso tem mudado a dinâmica do setor, desafiando potências tradicionais como o McDonald’s e abrindo caminho para novas marcas no mercado global.

Nesse quesito, as expectativas quanto ao futuro da chinesa são algo que gera interesse no mercado.

Até porque, a sua estratégia pode, eventualmente, ser replicada em mercados ocidentais, como os Estados Unidos ou até mesmo o Brasil, onde o McDonald’s ainda domina o setor e a empresa ainda não possui uma unidade.

A rede chinesa está em uma trajetória de crescimento acelerado e, se continuar nesse ritmo, pode se tornar um forte concorrente global para outras marcas determinantes.

Conclusão:

Em suma, a rede chinesa Mixue Bingcheng superou o McDonald’s em número de lojas globais, atingindo mais de 45 mil unidades em 2024, graças à sua estratégia de preços acessíveis, como sorvetes vendidos por menos de R$1.

Especializada em chá de bolhas e sorvetes, a Mixue expandiu-se principalmente na Ásia, mas ainda não chegou ao Brasil.

Por fim, com um modelo de franquias e crescimento acelerado, a marca desafia gigantes do fast-food e pode se tornar um concorrente global ainda mais forte no futuro.

Mas, para saber mais informações sobre outras redes de fast-food, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.