Houve um novo impasse na expansão dos trilhos, prejudicando mais de 309 mil habitantes
Um dos projetos do Metrô do Rio de Janeiro está parado há mais de 8 anos. Houve novas tentativas para dar início às construções, mas o plano sofreu uma reviravolta que atingiu duas futuras linhas da capital.
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Para quem não tem acompanhou, em agosto, o Tribunal de Contas, mais uma vez, anulou a expansão que estava prevista. Hoje, o munícipio está com a gestão do prefeito Eduardo Paes, enquanto o estado fica sob o governo de Cláudio Castro.
No município central, vivem mais de 6 milhões de habitantes, de acordo com o Censo, do IBGE. Dentro desse número, somente na região metropolitana, cerca de 309 mil cidadãos utilizam o Metrô diariamente.
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Mas, segundo o Estadão, houve de suspeitas de irregularidades no material da criação da Linha 3, que ligaria Rio de Janeiro e São Gonçalo, e do aumento da Linha 4, que seguiria até o Recreio dos Bandeirantes. Por causa disso, ambas seguem apenas no papel.
Desde 2016, existe esse plano sobre o transporte público. Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, afirmou que as irregularidades encontradas no documento eram técnicas.
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Afinal, o que aconteceu?
Washington Reis foi responsável pela anulação da licitação do Metrô, ressaltando que as exigências do TCE-RJ servem para atender a nova legislação, que possui procedimentos diferentes. No documento mais recente, o político também apontou erros no processo.
Entre eles, aparece o orçamento estimado sem parâmetros, falta de cronograma financeiro e capacidade de gestão de tecnologia. Por isso, surge a necessidade de um edital atualizado com as informações. Até então, processo licitatório tinha um valor estimado de R$ 18,6 milhões.
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Essa realização do estudo estava incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), de origem do Governo Federal, no Rio de Janeiro. O projeto da Linha 4 previa ter inauguração antes das Olimpíadas de 2016, mas, por causa dos problemas, não foi concluído.
Conclusão
- Em resumo, o Metrô do Rio de Janeiro teve novamente a licitação anulada;
- O projeto de expansão diz respeito às linhas 3 e 4, na capital;
- Eduardo Paes tem gerido o município, enquanto Cláudio Castro assume o governo estadual;
- O secretário Washington Reis foi responsável pela anulação, apontando uma série de erros.
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