Eduardo Paes aos prantos: RJ sofre com proibição em 2 estações de Metrô e atinge em cheio cariocas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
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Entenda situação (Foto: Agência Brasil)

Houve um novo impasse na expansão dos trilhos, prejudicando mais de 309 mil habitantes

Um dos projetos do Metrô do Rio de Janeiro está parado há mais de 8 anos. Houve novas tentativas para dar início às construções, mas o plano sofreu uma reviravolta que atingiu duas futuras linhas da capital.

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Para quem não tem acompanhou, em agosto, o Tribunal de Contas, mais uma vez, anulou a expansão que estava prevista. Hoje, o munícipio está com a gestão do prefeito Eduardo Paes, enquanto o estado fica sob o governo de Cláudio Castro.

No município central, vivem mais de 6 milhões de habitantes, de acordo com o Censo, do IBGE. Dentro desse número, somente na região metropolitana, cerca de 309 mil cidadãos utilizam o Metrô diariamente.

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Mas, segundo o Estadão, houve de suspeitas de irregularidades no material da criação da Linha 3, que ligaria Rio de Janeiro e São Gonçalo, e do aumento da Linha 4, que seguiria até o Recreio dos Bandeirantes. Por causa disso, ambas seguem apenas no papel.

Desde 2016, existe esse plano sobre o transporte público. Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, afirmou que as irregularidades encontradas no documento eram técnicas.

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Projeto de expansão do Metrô no Rio está paralisado, após problemas na licitação (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

Washington Reis foi responsável pela anulação da licitação do Metrô, ressaltando que as exigências do TCE-RJ servem para atender a nova legislação, que possui procedimentos diferentes. No documento mais recente, o político também apontou erros no processo.

Entre eles, aparece o orçamento estimado sem parâmetros, falta de cronograma financeiro e capacidade de gestão de tecnologia. Por isso, surge a necessidade de um edital atualizado com as informações. Até então, processo licitatório tinha um valor estimado de R$ 18,6 milhões.

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Essa realização do estudo estava incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), de origem do Governo Federal, no Rio de Janeiro. O projeto da Linha 4 previa ter inauguração antes das Olimpíadas de 2016, mas, por causa dos problemas, não foi concluído.

Expansão do Metrô do Rio de Janeiro estava prevista desde 2016, mas segue parada (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

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