“Encerrando”: Kovalick paralisa JH com anúncio de Lula sobre fim de serviço popular de app grande como a Uber

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/01/2025 12h30

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Roberto Kovalick no Jornal Hoje, logo Uber e Luiz Inácio Lula da Silva (Fotos: Reproduções / Globo / Internet)

Roberto Kovalick expõe anúncio de Lula sobre fim de serviço importante nas redes

Na última edição do Jornal Hoje, que ocorreu na quinta-feira, 09, Roberto Kovalick paralisou a Globo com um anúncio de Luiz Inácio Lula da Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No anúncio, o presidente falou sobre o fim de um serviço popular de aplicativo, tão grande como a Uber, no Brasil.

Mas, afinal, qual é o serviço?

Estamos falando do serviço de verificação de fatos da Meta, dona do Facebook e Instagram. Ambos aplicativos são tão populares, se não mais, do que o Uber.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O serviço, que tem como objetivo combater a propagação de notícias falsas, será descontinuado.

“O presidente Lula critou as mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg, da gigante de tecnologia Meta, dona do Facebook e Instagram, sobre os conteúdos postados nas plataformas digitais”, iniciou Roberto Kovalick.

Em seguida, o apresentador da Globo reforçou que o encerramento do serviço irá começar nos Estados Unidos. A medida pode ter repercussões internacionais.

“Nessa semana a Meta anunciou que está encerrando o programa de verificação de fatos, iniciando pelos Estados Unidos”, admitiu o âncora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedido do Ministério

Por conta do anúncio, o Ministério Público Federal pediu explicações à empresa e quer saber se a decisão afetará também o Brasil.

De acordo com Roberto Kovalick, a Meta tem até trinta dias uteis para responder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado de Lula

Por fim, no Jornal Hoje, Roberto Kovalick mostrou o depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva sobre o fim do programa de verificação de fatos.

“Eu vou fazer uma reunião hoje para discutir a questão da Meta, eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade do cara que comete um crime na imprensa escrita”, disse o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva ainda destacou a preocupação do presidente com a questão da desinformação nas redes sociais.

“É como se o cidadão pudesse ser punido porque ele faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido ao fazer a mesma coisa no digital”, finalizou o presidente.

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução / Globo)
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução / Globo)

Fim de serviço

No dia 07 de janeiro, a Meta anunciou que está encerrando o seu programa de verificação de fatos. O serviço é fundamental para evitar a disseminação de notícias falsas nas redes sociais.

Nos últimos anos, inúmeras notícias falsas passaram a circular nas redes sociais. De fato, a prática tornou-se um grande problema para a sociedade, com sérios impactos na desinformação.

A empresa vai adotar as “notas de comunidade”, em que os próprios usuários fazem correções — um recurso similar ao implementado pelo X, de Elon Musk.

Mark Zuckerberg afirmou que os verificadores “tem sido muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram”.

Já sobre o fim da verificação por terceiros, Mark reforçou que “menos coisas ruins serão percebidas” pela plataforma.

“Mas também vai cair a quantidade de posts e contas de pessoas inocentes que, acidentalmente, derrubamos”, disse o profissional.

Logo Instagram (Foto: Reprodução / Freepik)
Logo Instagram (Foto: Reprodução / Freepik)

Principais mudanças

Por fim, as principais mudanças anunciadas pela Meta, de acordo com o portal G1, são:

  • Fim de parceiros de verificação de fatos, que auxiliam na moderação de postagens;
  • Filtros de verificação passarão a focar em combater violações legais e de alta gravidade;
  • Para casos de menor gravidade, as plataformas dependerão de denúncias feitas por usuários;
  • Em casos de conteúdos considerados como de “menor gravidade”, os próprios usuários poderão adicionar correções aos posts.

Considerações finais

Em resumo, durante o Jornal Hoje, Roberto Kovalick mostrou o posicionamento de Luiz Inácio Lula da Silva contra o fim do serviço de verificação de fatos da Meta, dona do Facebook e Instagram.

Veja mais informações sobre Roberto Kovalick clicando aqui.

Qual é o valor do salário de Roberto Kovalick?

De fato, Roberto Kovalick tornou-se um dos grandes nomes da Globo, principalmente pelo comando do Hora 1, local em que está desde 2019.

Por conta do sucesso, o jornalista recebe um dos altos salários da emissora. Estima-se que ele receba cerca de R$ 50 a R$ 70 mil reais por mês.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Roberto Kovalick no Hora 1 (Foto: Reprodução / Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.