Rodrigo Faro se vê obrigado a olhar para as câmeras e pedir perdão diante de revolta de imagem

Rodrigo Faro pediu desculpa por atitude racista que a produção do Hora do Faro teve com André Marinho
Rodrigo Faro viu seu nome envolvido em uma grande confusão sobre racismo e usou o programa deste domingo, 20, para se desculpar. A atitude preconceituosa ocorreu durante uma dinâmica realizada com os peões de A Fazenda 14. Na ocasião, a produção colocou o rosto de André Marinho na obra ‘O Lavrador de Café’, de Cândido Portinari.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem não gostou nenhum pouco da situação foi Drika Marinho, esposa do peão. “Não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira em nenhum contexto. Nós da família sentimo-nos constrangidos e acreditamos que o André poderia ser melhor retratado por diversas figuras com contextos mais apropriados”, disse ela.
Diante da repercussão, Rodrigo Faro usou o espaço do Hora do Faro para se retratar. O apresentador olhou firme para câmera e fez seu pedido de desculpas: “Somente depois de alertados a gente observou que, como sinalizado no site do MASP, as simbologias e leituras que revestem a representação dessa obra, elas são ambíguas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós entendemos o motivo real da atividade ter sido lida por algumas pessoas como um ato de conotação racista, mesmo não sendo essa a intenção da nossa equipe. Nós compreendemos as razões de todos que se sentiram ofendidos”, disse Rodrigo Faro, que se dirigiu diretamente para André Marinho, que segue confinado.
“Nós lamentamos e nos desculpamos pela falta de bom senso em escolher justamente o André para representar a obra citada. Aqui, todas as raças, todos os credos e gêneros sempre tiveram e terão lugar de fala”, disparou o apresentador da Record. Além de reconhecer o erro, Rodrigo Faro destacou o racismo estrutural.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Rodrigo Faro se desculpou por atitude racista com André Marinho (Foto: Reprodução)
COMPROMETIMENTO DO APRESENTADOR
“Enquanto nós, brancos, não aprendermos sobre as questões raciais do nosso país, a gente vai continuar sendo fiéis reprodutores do racismo estrutural. Então em meu nome e em nome da minha equipe, eu quero reiterar as desculpas pelo constrangimento imposto ao André Marinho”, disparou o contratado da Record.
Ele ainda estendeu o pedido de desculpas para a esposa do famoso, aos seus filhos e a toda à comunidade preta brasileira. Ao final da retratação, Rodrigo Faro disse que não poderia abordar o assunto ainda com André Marinho, visto que ele segue em A Fazenda 14, mas que fará isso assim que o participante deixar o confinamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br