Rombo de R$ 43 bilhões e falência: O triste fim de emissora de TV ao sair do ar após 28 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/10/2023 18h56

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Emissora passou por processo de falência (Foto: Divulgação/TV Globo/Freepik)

O fim de emissora de TV

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito de uma emissora de TV, que acabou saindo do ar após 28 anos. A notícia de falência deixou todo mundo surpreso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando sobre o primeiro canal de vendas da TV paga no Brasil, o Shoptime. A emissora encerrou suas operações nas operadoras de TV por assinatura e nas antenas parabólicas no dia 1º de junho deste ano. Um comunicado a respeito do assunto chegou a ser feito publicamente.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a empresa da Americanas S.A., que está em recuperação judicial em razão de dívida que soma R$ 47,9 bilhões, informou que sua programação ficará limitada aos seus canais nas plataformas digitais e deu mais detalhes a respeito do fim da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A TV Shoptime vai mudar. A partir de 1/6 ela será digital e você poderá assistir de qualquer lugar pelo nosso canal”, diz o perfil oficial da empresa. Segundo o TV Pop, o Shoptime foi lançado 6 de novembro de 1995 em um plano de expansão da operadora Multicanal, que posteriormente passou a se chamar NET (atualmente Claro).

Shoptime, emissora rival da Globo e SBT, saiu do ar - Foto: Reprodução/Internet

Shoptime, emissora rival da Globo e SBT, saiu do ar – Foto: Reprodução/Internet

Entre os acionistas, além da operadora de TV, estavam as Organizações Globo, que 40% de participação, e as Lojas Americanas (10%). Anos depois, a empresa foi integrada totalmente ao grupo B2W Digital, que em 2021 passou a se chamar Americanas S.A. Vale lembrar que o Shoptime fazia sucesso com os telespectadores.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vários nomes trabalharam na emissora de TV: Ciro Bottini, Viviane Romanelli, Rodolfo Bottino, Monique Evans, Marcos Veras, Carlos Takeshi, Ramon Gonçalves, Renata Pitanga, Flávia Bonato, Fabiana Boal, Davi Lopes, Bárbara Martins, André Saporetti, Adriana Tolentino e Andréa Bueno.

Por que o canal saiu do ar?

Nas redes sociais, o público tem lamentado a saída da TV por assinatura. Cabe ressaltar, ainda segundo o TV Pop, que a decisão do Shoptime em deixar as transmissões de operadoras como Sky e Claro e via satélite está ligada ao processo de recuperação judicial pela qual passa sua proprietária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Loja Americanas

O rombo de 45 bilhões foi a principal causa do fim das transmissões da Shoptime (Foto Reprodução/Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.