Sabonete vendido em todo o Brasil que milhões têm em casa, é banido pela Anvisa causando alerta nacional sobre riscos à saúde
A Anvisa proibiu a venda de um sabonete popular que está presente na rotina de milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o produto, encontrado em casas de norte a sul do país, passou a representar um risco à saúde, o que levou à decisão imediata das autoridades sanitárias.
Porém, a medida alerta consumidores e redes de comércio para a retirada urgente do item do mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações da Anvisa, detalha agora os motivos para sabonete ter sido banido.
Sabonete banido pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou, em 14 de maio de 2025, a proibição da venda de uma linha de sabonetes da marca Mercado do Banho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e causou surpresa entre os consumidores que utilizam os produtos da marca, conhecida por seus cosméticos naturais.
Motivação
Tomaram a medida após constatar que fabricavam os sabonetes sem o devido registro sanitário, o que impede a avaliação da segurança e eficácia dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a ausência desse registro compromete a confiança dos consumidores na qualidade dos itens comercializados.
Os produtos afetados pela proibição incluem:
- Mousse Corporal Hidratação Intensa Buriti
- Polpa Esfoliante Corporal Bali
- Sabonete Bali
- Sabonete Buriti
- Sabonete Cenas do Rio 3 – Pão de Açúcar
- Sabonete de Argila Verde
- Sabonete de Açafrão
- Sabonete de Capim Limão – Bandeira
- Sabonete de Lavanda Inglesa
- Sabonete de Marine
- Por fim, sabonete de Água de Arroz
Grande risco
Esses itens estavam sendo comercializados sem passar pelos controles exigidos pela Anvisa, colocando em risco a saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa responsável pela fabricação dos produtos é a Maristela Simões – Indústria e Comércio de Perfumaria e Cosméticos LTDA. Porém, até o momento, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre a proibição.
Contudo, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Qual é o papel da Anvisa?
A Anvisa atua como órgão regulador da saúde pública, assegurando que produtos comercializados no Brasil cumpram rigorosos padrões de segurança e eficácia.
No entanto, no caso da linha de sabonetes da Mercado do Banho, a falta de registro sanitário impediu a avaliação adequada dos produtos.
CONCLUSÃO
Por fim, a proibição dos sabonetes da marca Mercado do Banho pela Anvisa evidencia a importância da regulamentação e fiscalização no mercado de cosméticos.
Porém, a ausência de registro sanitário compromete a segurança dos consumidores e destaca a necessidade de maior atenção às normas estabelecidas pelos órgãos competentes.
Veja também matéria especial sobre: Condicionador popular no Brasil é proibido pela Anvisa em 2025.