Veja agora mesmo como se proteger de uma doença que vem assustando os brasileiros. Aliás, várias mortes já foram confirmadas
O Brasil é considerado tropical e, devido ao seu clima quente e úmido, é uma região propensa à proliferação de mosquitos causadores de doenças mortais. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma doença que vem assustando a população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da febre Oropouche, causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV). Essa doença é transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, também conhecido como maruim. O Brasil já registrou mais de 10 mil infecções.
Pelo menos quatro mortes confirmadas no Rio de Janeiro. Além disso, uma morte suspeita está sob investigação em São Paulo. Este aumento alarmante de casos e óbitos destaca a necessidade de uma vigilância mais rigorosa e medidas preventivas eficazes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Estado de Minas, os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores nas articulações, erupções cutâneas, e tontura, e eles podem durar até uma semana. Outros sinais podem incluir calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.
Prevenção
O mosquito transmissor da doença é bem pequeno e corriqueiro em locais silvestres e áreas de mata. Por isso, a recomendação é usar roupas que cubram a maior parte do corpo, passar óleos corporais nas áreas expostas da pele, limpar terrenos e locais de criação de animais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é importante recolher folhas e frutos que caem no solo, e instalar telas de malha fina em portas e janelas. Vale lembrar que fatores como mudanças climáticas, desmatamento e urbanização desordenada também contribuem para a proliferação do vírus.
Considerações finais
A febre Oropouche, causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV), e transmitida por um mosquito, vem levando medo para milhares de brasileiros. Diante disso, ensinamos nessa matéria algumas formas de prevenção que você pode adotar para se manter protegido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que fazer se tiver suspeita de Oropouche?
Os sintomas de Oropouche podem ser confundidos com os de outras arboviroses e doenças febris agudas. Por isso, no início dos sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. É importante permanecer em repouso, com acompanhamento médico e tratamento dos sintomas.
Não há tratamento específico disponível. Os medicamentos prescritos podem auxiliar no alívio dos sintomas, como analgésicos para as dores e antitérmicos para controlar a febre, mas não atuam na causa da doença. Ao iniciar os sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um serviço médico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.