Saiba como será o histórico Dia do Fico de Dom Pedro em “Novo Mundo”

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Pedro (Caio Castro) decide ficar. Leopoldina (Letícia Colin) e Joaquim (Chay Suede) ao lado (Foto: Globo/Raquel Cunha)

Novela das seis da Globo, ‘Novo Mundo’ vai retratar nos próximos capítulos o marcante Dia do Fico, quando Dom Pedro (Caio Castro) declara que “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na trama, o povo brasileiro está ávido por saber a decisão do príncipe Dom Pedro a respeito de sua permanência no Brasil. Após determinação das cortes portuguesas de que teria que retornar imediatamente com toda a família para Portugal, Leopoldina (Letícia Colin) justificou com a gravidez a necessidade de ficar mais tempo no Rio de Janeiro. Avilez (Paulo Rocha) e Thomas (Gabriel Braga Nunes) acreditam que é certa a decisão de Pedro e que ele não trairá as ordens vindas de seu país de origem, mas não sabem do movimento liderado por Joaquim (Chay Suede).

Diante do fato, a população se comove e assina o manifesto a favor do príncipe, e Joaquim fica responsável por fazer a notícia chegar até o Paço Real, onde Wolfgang (Jonas Bloch), Diara (Sheron Mennezes), Peter (Caco Ciocler), Libério (Felipe Silcler) e Anna (Isabelle Drummond) aguardam angustiados ao lado de Thomas (Gabriel Braga Nunes), Sebastião (Roberto Cordovani) e  Avilez (Paulo Rocha), que disfarçam suas emoções. Pedro, acompanhado de Chalaça (Romulo Estrela) e de Leopoldina,  cumprimenta todos a caminho do trono, e Joaquim aproveita para contar a novidade. “Conseguimos coletar oito mil assinaturas! São oito mil brasileiros, só na corte, que querem que vossa alteza permaneça entre nós”. Pedro faz um silêncio perturbador, mas, na sequência, acaba com o mistério. “Devo fazer o que é preciso, Joaquim… Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de sexta-feira, dia 12. ‘Novo Mundo’ é uma novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Vinícius Coimbra.

A história real
O Dia do Fico aconteceu em 09 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente Dom Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, permanecendo no Brasil.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta de 1821, quando as Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa mostraram a ideia de transformar o Brasil de novo numa colônia, os liberais radicais se uniram ao Partido Brasileiro tentando manter a autoridade do Brasil. As Cortes mandaram uma nova decisão enviada para o príncipe regente Dom Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno imediato a Portugal.

Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe. Assim, pressionariam Dom Pedro a ficar, juntando oito mil assinaturas. Foi então que, contrariando as ordens emanadas por Portugal para seu retorno à Europa, declarou para o público: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir deste momento que entrou para a história, Dom Pedro começou a entrar em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil.

Este episódio culminou com a declaração de independência do Brasil, que viria a ser proclamada em 07 de setembro de 1822.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile