IPTU, IPVA e IR: Saiba como idosos podem garantir um combo de isenções em 2026

Veja um guia completo sobre a isenção dos impostos para idosos em 2026; Saiba como reduzir a carga tributária no IR, IPTU e IPVA.

28/11/2025 12h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos 60+ podem ter uma série de isenções, Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Lee/TV Foco/Canva/Freepik/Internet)

Veja um guia completo sobre a isenção dos impostos para idosos em 2026; Saiba como reduzir a carga tributária no IR, IPTU e IPVA

O fim de ano chegou e, com ele, a preocupação com o planejamento financeiro já está à espreita. E isso se intensifica ainda mais quando se chega na terceira idade, afinal de contas, os idosos são os que mais sofrem com os impostos anuais como IPTU, IPVA e o mais temido de todos, o IR (Imposto de Renda).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, reduzir a carga tributária é mais do que economia, é uma necessidade para sustentar o orçamento. A boa notícia é que o contribuinte idoso pode, de fato, pleitear um valioso combo de isenções nessas três esferas distintas, o que promete aliviar significativamente os gastos em 2026.

Mas conhecer os requisitos e, principalmente, respeitar os prazos é o primeiro passo para manter esse dinheiro resguardado no bolso do aposentado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, com base em dados oficiais da lei e contidos nos portais do governo, trazemos um guia de como os idosos podem conseguir essas isenções e em quais situações isso é de fato possível.

1. IR

De acordo com as regras, os aposentados e pensionistas com 65 anos ou mais obtêm direito a uma parcela de isenção adicional sobre os rendimentos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Neste caso, o IR só incide sobre o valor que excede o teto estabelecido pelo INSS (neste ano o teto está na casa de R$ 8.157,41).

Portadores de doenças graves listadas oficialmente também conseguem isenção total sobre os rendimentos de aposentadoria ou pensão, independentemente da idade:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Parkinson;
  • Cardiopatias graves;
  • Câncer.

Inclusive, o pedido de isenção por doença grave pode ser feito a qualquer momento junto à fonte pagadora, apresentando laudos médicos.

O contribuinte também pode solicitar a restituição dos valores pagos nos últimos 5 anos retroativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que o presidente Lula sancionou a lei em que ele concede isenção do IR para quem recebe até R$5mil, conforme podem ver por aqui*.

Thumbnail Video Youtube

2. IPTU

O IPTU é um custo que todo proprietário de imóvel precisa arcar. Sua concessão é regida por cada prefeitura e possui critérios rigorosos de renda e patrimônio para liberar a tão esperada isenção.

A fim de exemplificar como funciona, uma vez que isso altera de município para município, trazemos abaixo os dados para quem mora na cidade de São Paulo, SP:

  • Renda: A renda familiar deve estar limitada ao teto da prefeitura (em São Paulo, o limite para isenção total costuma ser de até três salários mínimos);
  • Propriedade: O idoso deve possuir apenas um imóvel em seu nome;
  • Residência: O imóvel* deve ser utilizado como moradia principal do requerente.

MAS ATENÇÃO! *O prazo para garantir a isenção do IPTU em 2026 já encerrou no dia 31 de outubro de 2025.

Geralmente a isenção é sempre garantida no ano anterior ao ano vigente da cobrança, sendo assim o contribuinte precisa consultar urgentemente o site da prefeitura do município.

3. IPVA:

Conforme até já mencionamos em matérias anteriores, a idade sozinha não garante essa isenção. No entanto, se o idoso se enquadrar nos critérios abaixo, ele consegue também esse alívio nas contas:

  • Veículos Antigos: Automóveis com mais de 20 anos de fabricação (na maioria dos estados) são isentos automaticamente;
  • Pessoas com Deficiência (PCD): Idosos com doenças ou deficiências que comprometam a mobilidade têm direito à isenção (sujeito à apresentação de laudos periciais).

Até quando eu posso pedir a isenção do IPVA?

O prazo para pedir a isenção do IPVA varia de acordo com o tipo de benefício solicitado (como para PCD ou taxistas) e, em São Paulo, é geralmente contínuo, podendo ser feito a qualquer momento, mas é importante solicitá-lo antes do vencimento do imposto.

Em casos de PCDs, por exemplo, o pedido deve ser protocolado no portal da Secretaria da Fazenda (como o SIVEI em São Paulo) até o último dia útil de dezembro de 2025.

Inclusive, você pode acessar todos os prazos das demais categorias clicando aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.