O instituto começou a reagendar automaticamente as perícias afetadas pela greve que se estende desde o ano passado
Nesta segunda-feira, dia 28, um novo alerta do INSS ganhou destaque no Jornal Nacional, da Globo. Renata Vasconcellos repassou o comunicado aos cidadãos que estão à espera de alguns benefícios que dependem de atestados médicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a apresentadora, haverá uma nova agenda automática para todas as perícias afetadas pela greve. Para quem não viu, o noticiário trouxe alguns dos casos de pessoas que acabaram sendo prejudicadas pela paralisação dos peritos desde 2024.
Maria Assunção Cambronio enfrenta o câncer de mama e não pode trabalhar durante a quimioterapia. Há 4 meses, ela espera pelo salário em atraso do INSS. Em outubro, ela recebeu o atestado médico, mas conseguiu agendar a perícia somente para este mês de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela faz parte de um grupo de 125 mil pessoas que, entre 20 de agosto e 21 de dezembro de 2024, tiveram os agendamentos cancelados por causa da greve dos peritos. Este ano, a paralisação continua e a fila, que estava caindo, voltou a subir.
Afinal, o que aconteceu?
Segundo o Jornal Nacional, em janeiro de 2024, cerca de 880,5 mil cidadãos aguardavam pela avaliação. No mês de junho, a lista caiu para 566 mil. Porém, em agosto, quando a greve teve início, o número subiu novamente. Agora, em 2025, o índice já chega à faixa de 686 mil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a repercussão no horário nobre da Globo, o ministro Carlos Lupi deu uma “prensa” nos grevistas, apontando que os agendamentos terão repasses para outros colaboradores. “Quem faltar, não terá o salário daquele dia. Quem faltar e não quiser atender, antes não podia ser colocada para outro médico. Hoje, o Supremo já autoriza”, disse.
Conclusão
- Em resumo, antes da virada para fevereiro, o instituto determinou o reagendamento automático das perícias médicas em período de greve;
- Com isso, os segurados vão receber mensagens informando a nova data através do aplicativo do INSS, pela central telefônica 135 ou pelo celular;
- De acordo com o Ministério da Previdência, a prioridade será dada para aqueles em que o segurado consiga ser atendido no mesmo dia, mas com outro perito.
+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as mudanças do INSS para 2025!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE