Salário quase em DOBRO aos idosos: Nova lei é aprovada em Brasília pros 60+ receberem R$ 600 extra todo mês

Excelente notícia chega aos idosos 60+ com salário extra na conta todo mês
A terceira idade é uma fase da vida que exige cuidados dobrados. Mas, além disso, ela vem recheada de benefícios que deixam os idosos 60+ com motivos de sobrar para comemorar. Dessa vez, falaremos de uma nova lei, aprovada em Brasília que, possibilita que o grupo possa receber um extra de R$ 600 todo mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande realidade é que, muitos debates aconteceram sobre a possibilidade de poder acumular o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC LOAS), juntamente com o programa Bolsa Família.
De início, a Lei Federal nº 8.742/93 barrava o recebimento do BPC LOAS juntamente com outros benefícios da seguridade social ou qualquer outro regime, com exceção da assistência médica e pensão especial de natureza indenizatória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a lei em vigor, surgiram uma série de controvérsias a respeito da permissão ou não de acumulação entre BPC LOAS e Bolsa Família. Porém, o embate foi solucionado com a publicação da Lei Federal nº 14.601, no dia (19) de junho de 2023.
Vale dizer que, a norma modificou a Lei nº 8.742/93, possibilitando a acumulação do benefício dos idosos 60+, juntamente com benefícios provenientes de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
SALÁRIO EM DOBRO
Dessa forma, atualmente, é possível os idosos 60+ acumularem o Benefício de Prestação Continuada juntamente com o Bolsa Família, ou seja, salário dobrado. Porém, é necessário que o beneficiário atenda os requisitos específicos do BPC LOAS, como deficiência ou idade igual ou superior a 65 anos, além da comprovação da necessidade econômica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOVA MEDIDA
Além disso, no último dia (22) de maio de 2024, segundo o portal ‘Senado Notícias’, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou uma proposta que exclui o BPC do cálculo da renda familiar usada como critério para participação no Programa Bolsa Família, ou seja, mais um avanço para milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O texto do senador Flávio Arns (PSB-PR) foi favorável ao senador Romário (PL-RJ) e vai agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O PL 3.619/2023 altera a Lei do Bolsa Família (Lei 14.601, de 2023), retirando a possibilidade de que a União adicione no cálculo da renda familiar o benefício, que é pago a idosos e pessoas com deficiência que não possuam meios de se sustentar.

O que é o que é BPC?
O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br