Atualizado em
Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.
Uma lista de CLTs estão vibrando com o salário mínimo no valor de R$1.640, que é superior ao piso nacional estabelecido por Lula.
Alguns estados no Brasil estabelecem o piso regional, para o pagamento de seus trabalhadores, desde que seja acima do nacional.
O time do TV Foco especializado em Economia, de acordo com informações do portal do governo do Estado de São Paulo, traz à tona o salário mínimo de São Paulo.
O estado é um dos principais do Brasil, o mais populoso e por consequência o que mais conta com trabalhadores em atividade.
De acordo com o portal do governo do Estado de São Paulo, o Governador Tarcísio de Freitas enviou uma proposta para a Assembleia Legislativa em maio deste ano, com um acumulado de até 27,7% do piso estadual de 2022.
“Mais uma vez, nossa proposta é que o piso estadual tenha aumento real acima da inflação. Contaremos com os deputados estaduais para que o salário mínimo paulista de R$ 1.640 seja aprovado com celeridade”, destacou o governador.
Leia também
Essa proposta, ainda segundo o site, equivale aos acumulados entre 25,5% e 27,7%, em relação ao salário mínimo paulista de 2022, portanto os trabalhadores estavam ansiosos aguardando a decisão.
De acordo com o portal ‘CNN’, o governo do estado de São Paulo sancionou o aumento do salário mínimo no dia 24 de maio do último ano. Assim, confirmou tudo o que foi exposto pela EPTV 2° Edição, com o valor de R$1.640.
O novo piso passou a valer do dia 1° de junho de 2024, portanto milhares de trabalhadores já poderão contar com o valor adicional.
Assim ainda segundo o site, 70 categorias tem o direito ao salário mínimo paulista, todas citadas acima no texto.
O salário mínimo é fundamental para todos os brasileiros, e os moradores de São Paulo contam com um no valor de R$1.640 para este ano de 2025.
Assim, ganham R$122 a mais do que o pago pelo piso nacional, que neste ano está saindo no valor de R$1.518.
Por fim, confira mais matérias sobre o salário mínimo
O salário mínimo aumenta todos os anos, portanto, o valor de R$1.518 está válido desde o dia 1° de janeiro deste ano de 2025.
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br