CLTs em festa hoje (29): Salário mínimo de R$1844,40 é oficializado e começa a cair na conta em apenas 3 dias

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Novo salário mínimo entra em vigor em estado brasileiro e faz milhões de CLts vibrarem com a notícia (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Pinterest)

Lista de CLTS vibram a chegada oficial do novo salário mínimo que deverá cair na conta em apenas 3 dias

E uma lista com milhões de trabalhadores CLTs estão em festa nesta quarta-feira (29), com a decisão do governo em aumentar o salário mínimo em até R$1844,40.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse novo piso salarial vale APENAS para trabalhadores que residem na região do estado de Santa Catarina (SC).

Apesar das negociações terem iniciado em fevereiro, o valor so foi oficializado mesmo no dia 23 de março de 2024, conforme exposto pelo portal FIESC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o portal os valores ficaram da seguinte forma (do mínimo ao máximo):

Levando em consideração que muitos desses trabalhadores recebem no fim de maio, daqui aproximadamente 3 dias, o valor deverá cair na conta, mais precisamente no dia 31/05.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que muitos também recebem no 5º dia útil, sendo assim, para esses o valor deverá cair na conta no dia 07/06.

Motivos por trás do reajuste.

Conforme informado pelo Agência de Notícias Secon, o reajuste do salário mínimo de Santa Catarina foi fruto de um acordo entre entidades trabalhadoras e patronais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas 5 estados brasileiros adotam o piso salarial regional.

Vale dizer que no estado de Santa Catarina já é o 14° ano em que os envolvidos convergem para um acordo sem litígio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 05 de março de 2024, representantes das classes patronal e trabalhadora entregaram ao governador Jorginho Mello o acordo para o novo valor do piso salarial.

O valor, assim como é feito também no Paraná, será dividido por faixas*

(Para saber mais sobre o salário mínimo do Paraná, clique aqui*)

A classe patronal foi capitaneada pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Já a comitiva dos trabalhadores foi liderada pelo diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (Fecesc), Ivo Castanheira.

O encontro foi acompanhado por representantes de 18 entidades patronais ou de trabalhadores e pelos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e da Casa Civil, Marcelo Mendes.

Como ficaram as faixas salariais do salário mínimo de Santa Catarina?

Conforme exposto pela CUT, o Piso Salarial Estadual beneficia 33 categorias, distribuídas em quatro faixas salariais.

As faixas seguirão a seguinte ordem:

O Secretário Geral da CUT-SC, Rogerio Manoel Correa, falou da função social do Piso:

“A elevação do Piso Estadual é importante para a distribuição de renda do estado. Santa Catarina é muitas vezes citada como a ‘Suíça do Brasil’, mas temos uma parcela significativa no nosso estado que vive de forma precária e que precisa do reajuste do Piso para conseguir comprar o mínimo para sobreviver”.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile