Salários atrasados e fim de programas: o encerramento da emissora de TV que acabou dando lugar à rival

A emissora chegou ao fim deforma inesperada e foi substituída pela rival
O mercado televisivo, sem dúvidas, é um dos mais disputados do país, afinal, todos querem abocanhar parte da audiência e garantir resultados satisfatórios. Dessa forma, os canais de TV unem grandes equipes e lutam dia a dia por espaço, vivendo mudanças contínuas para o melhor rendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, mesmo com o aperfeiçoamento e melhorias contínuas, nem todas as redes de TV conseguem se estabilizar no mercado. Um delas, inclusive, lidou com uma situação de salários atrasados e fim de programas.
A emissora em questão se trata da extinta TV Nacional, que ficou no ar entre os anos de 1960 e 2007. Sediada em Brasília, Distrito Federal, o canal operava no canal 2 VHF e pertencia à Radiobrás, empresa pública que controlava os veículos de comunicação do Governo Federal, entre eles as rádios Nacional AM e FM.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, no governo de João Goulart, a empresa enfrentou uma crise e acabou atrasando o pagamento de salários de seus atores por meses, sendo devolvidos apenas já no início do regime militar. Além disso, o crescimento de canais concorrentes impactou os índices, e eles passaram a reexibir os programas e novelas, diminuindo a produção local.
No ano de 1982, depois de ter censurado e deixado de retransmitir parte da programação da Bandeirantes, incluindo programas bombásticos, a TV Nacional migrou para a TV Record, ficando nessa parceira até 1983. Neste ano, ela se afiliou à Rede Manchete por pouco tempo e voltando novamente a Bandeirantes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em 1986, deslocou sua transmissão para o canal 2 VHF para a chegada da TV Bandeirantes Brasília. Em 1998, passou a fazer parte da recém-criada Rede Pública de Televisão, liderada pela TVE e pela TV Cultura de São Paulo. Retransmitiu programas da extinta NBR de 1999 a 2004.

TV NACIONAL – Foto: Reprodução/Internet
O que aconteceu com a TV NACIONAL?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante a permuta das parcerias com as emissoras, foi anunciado em 2007 que uma nova TV pública do governo federal estava sendo planejada.
Contudo, para isso acontecer, o então presidente Lula assinou um decreto no Diário Oficial da União que criou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), fusão entre a Radiobrás e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto do Rio de Janeiro, mantenedora das rádios MEC AM e FM e da TVE Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, diante o documento assinado pelo parlamentar, formou-se a TV Brasil, substituta da TV Nacional, TVE Brasil e TVE Maranhão.

TV Brasil, emissora que substituiu a TV NACIONAL – Foto: Reprodução/Internet
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br