Salmonella: Globo confirma proibição da ANVISA contra 5 doces populares no Brasil diante de contaminação

Fabricante popular de doces recolhe produtos e alerta consumidores sobre risco de contaminação junto a Anvisa
Consumidores de todo o país foram surpreendidos pelo anúncio de uma proibição urgente da Anvisa, que atingiu em cheio uma fabricante de doces popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o órgão fiscalizador, a proibição, publicada no Diário Oficial da União, atinge uma marca famosa de doces devido a uma possível contaminação por Salmonella.
Além disso, o anúncio ganhou grande repercussão, com o Jornal da Globo e o G1 divulgando mais detalhes em 23/08/2024. A ação ocorreu após a própria fabricante comunicar a Anvisa sobre o problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DOCES PROIBIDOS
A Anvisa, junto à Dori, anunciou o recolhimento de produtos fabricados em Rolândia (PR) no período de 21 de junho a 10 de julho de 2024.
Posteriormente, a empresa anunciou que “o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”, tranquilizando os consumidores.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Contudo, vale destacar a ação da empresa em fazer o alerta ao órgão regulador, o que mostra o compromisso da Dori com a saúde dos consumidores.

Ademais, a Dori orientou os clientes que compraram os doces listados não os consumam e entrem em contato com o serviço de atendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, os consumidores podem buscar orientações sobre recolhimento e reembolso ou tirar quaisquer outras dúvidas relacionadas a situação.
DOCES ATINGIDOS PELA PROIBIÇÃO
O fabricante orientou os pontos de venda e estabelecimentos varejistas a interromperem imediatamente a venda dos seguintes produtos, distribuídos nacionalmente, dependendo do lote e da validade:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bala Hortelã Recheada 30x600G, Bala Bolete Tutti Frutti 30x600G, Bala Hortelã Mint 30x600G, Bala Morango Recheada 30x600G, Dori Regaliz Tijolo 16x60G, Bala Lua Cheia Chantilly 24x600G, Bala Yogurte100 Morango 24x600G e Bala Yogurte100 Morango 24x400G.

Com isso, a ação visa garantir a segurança dos consumidores. Além disso, produtos foram distribuídos nacionalmente e devem ser retirados de circulação conforme indicado.
O que a ingestão de alimentos contaminados por Salmonella podem causar?
A ingestão de alimentos contaminados por Salmonella causa uma infecção alimentar conhecida como salmonelose.
Normalmente, os sintomas incluem diarreia, febre e cólicas abdominais. Além disso, muitas pessoas podem experimentar náuseas e vômitos após a exposição à bactéria.
Em casos mais graves, a infecção pode levar à desidratação severa, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Consequentemente, essas pessoas podem precisar de hospitalização. Por fim, embora raro, a bactéria pode se espalhar pela corrente sanguínea, causando infecções em outros órgãos e complicações sérias.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br