Fim de agência popular do Santander é comunicada em SP durante a gestão Tarcísio em 2025

Decreto do governo de SP sela o destino de agência do Santander e grandes comércios em Guarulhos. Descubra o motivo
O governo de São Paulo pediu a desapropriação de imóveis em Guarulhos para viabilizar a construção da Linha 19-Celeste do Metrô, afetando diretamente uma agência do banco Santander. A medida, amparada pelo decreto 68.552/2024, visa liberar o espaço físico necessário para a implantação da futura Estação Bosque Maia, integrando um projeto de infraestrutura que promete transformar a mobilidade entre a região metropolitana e a capital.
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Autoridades estaduais estimava inicialmente finalizar o processo de desocupação dos imóveis até este ano de 2025, o que inclui também um posto de combustíveis e uma unidade da rede McDonald’s situados no perímetro da obra.
O Metrô de São Paulo, por sua vez, assumirá a responsabilidade financeira pelas indenizações, conforme apurações da imprensa local, iniciando os trâmites judiciais para garantir a posse das áreas e o avanço do cronograma executivo.
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Impactos do decreto e indenizações
O projeto de expansão da malha metroviária exige a retirada de estabelecimentos comerciais tradicionais na região. Conforme informações divulgadas pelo portal Gru Diário, a companhia do Metrô possui autorização, desde maio de 2024, para conduzir os processos de ocupação temporária e desapropriação definitiva.
Portanto, os proprietários e locatários dos imóveis listados no decreto devem deixar os locais para permitir a engenharia civil. O governo estadual busca mitigar os transtornos mediante o pagamento das despesas de desapropriação, embora os responsáveis pelos estabelecimentos ainda não tenham emitido comunicados oficiais sobre o encerramento ou realocação das atividades.
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Investimento bilionário e cronograma
O portal G1 noticiou que o orçamento inicial para a execução da Linha 19-Celeste gira em torno de R$ 19,5 bilhões. Para acelerar a entrega, o governo planeja dividir a construção em três lotes distintos e contratar empresas diferentes para atuar simultaneamente nas frentes de trabalho.
Visto que o contrato prevê um prazo de 75 meses após a assinatura, as obras devem começar efetivamente em 2027. Consequentemente, a previsão de conclusão aponta para o ano de 2033. Após esse período, a iniciativa privada assumirá a operação comercial da linha.
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A Linha 19 representa a primeira conexão direta sobre trilhos entre Guarulhos e o centro de São Paulo. O trajeto reduzirá o tempo de deslocamento em até uma hora e terá uma frota de 31 trens, facilitando a vida de milhares de passageiros

Confira abaixo as estações planejadas para o Lote 1 e a sequência da linha:
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- Bosque Maia (Local da desapropriação);
- Guarulhos-Centro;
- Vila Augusta;
- Dutra;
- Itapegica;
- Conexões futuras: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.
A nova linha terá integração com outras partes do sistema metroviário?
Sim, o projeto estrutural da Linha 19-Celeste contempla integrações estratégicas para otimizar o fluxo de passageiros. Isso porque o traçado prevê conexões diretas com a Linha 1-Azul, a Linha 2-Verde e a Linha 3-Vermelha do Metrô.
Ademais, o governo estuda possibilidades de integração com linhas de trem da CPTM, consolidando um sistema de transporte mais robusto e interconectado para a Grande São Paulo.
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Autor(a):
Hudson William
Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.