“SBT 35 anos”: Chaves, mexicanas, auditórios e dinheiro marcam sua trajetória


35 anos de muita história e marcas (Foto: Divulgação/SBT)
Nesta sexta-feira (19), o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) completou 35 anos de atividades televisivas. Em meio às comemorações e homenagens, as quais partem da própria emissora como também dos demais veículos de comunicação, torna-se válido ressaltar algumas das principais marcas da trajetória do SBT até esta data.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos maiores carros-chefes do canal trata-se do fenômeno mundial criado pelo eterno Roberto Gómez Bolaños, o famoso Chaves. Há mais de 30 anos sendo exibido pela emissora, o seriado do mexicano já logrou inúmeros êxitos na audiência e é um produto que parece não se desgastar com o passar do tempo, fidelizando os adultos que cresceram o assistindo, bem como conquistando novas gerações. Dissociar Chaves do SBT é quase utópico, impossível pensar em um sem vincular ao outro.
Sob outra perspectiva, ressalta-se o fato de os brasileiros serem noveleiros. Nesse sentido, o SBT aposta muito nesse segmento e tem uma parcela fiel de telespectadores. Apesar de já ter produzido e de produzir variados estilos de novela, a emissora da Anhanguera gosta mesmo é dos dramas fortíssimos das novelas mexicanas, conhecidas mundialmente. Das infantis às tramas mais adultas, o SBT atrai com a exibição e as repetições das tramas originadas do México um público surpreendente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra marca forte e demasiadamente representativa do SBT é a exibição de programas de auditório. Com o dono da emissora, Silvio Santos, como símbolo magno e mestre dessa esfera de sucesso, diversas atrações já foram ao ar e muitas outras permanecem na grade de programação como clássicos do canal. Como exemplos, citam-se o “Domingo Legal” e o próprio “Programa Silvio Santos”, os quais têm como características basilares a interatividade com a plateia.
“Quem quer dinheiro?”, o bordão de Silvio Santos continua a ser um dos mais famosos da televisão brasileira. Por trás dessa fatídica expressão, há uma simbologia muito forte que sintetiza outra marca registrada do SBT e do próprio Silvio: o dinheiro (sobretudo em barras de ouro). Vários formatos de programas que tinham como objetivo compensar a participação dos convidados com dinheiro já tiveram e continuam tendo exibição no canal. Com o comando de Silvio ou não, as atrações possuem espírito sbtista.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Trinta e cinco anos e uma bagagem que muito orgulha a TV que tem torcida…
Críticas e/ou sugestões?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Twitter da coluna e do colunista: @Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])