SBT e Gazeta: Globo toma atitude desesperadora para comprar emissora

RedeTV!, SBT e Gazeta: Desesperada e com medo de falir, Globo toma atitude desesperadora para comprar emissora

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/04/2022 10h19

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A Globo se desesperou em 1990 (Foto: Reprodução/TV Globo/SBT/Gazeta)

Por causa de “Pantanal”, a Globo quase comprou a Gazeta, a fim de tirar a Manchete do primeiro lugar e ainda derrubar o SBT, em 1990

O remake da novela “Pantanal” tem feito o maior sucesso na tela da Globo e trouxe à tona vários acontecimentos do passado. Em 1990, enquanto a trama da Manchete (que hoje em dia tem a RedeTV! sintonizada em seu sinal) ia ao ar destruindo a platinada na audiência, surgiu um rumor de que a Gazeta seria comprada pela emissora dos Marinho para destronar o extinto canal no horário nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Notícias da TV, a Globo se incomodou muito ao perder o primeiro lugar para a Manchete, por isso teve um plano para tentar roubar pontos da concorrente e também do SBT, que crescia cada dia mais. Em abril, a platinada firmou uma parceria com a Gazeta, que começou a exibir séries e filmes da própria emissora carioca em sua grade.

A intenção era tirar a Gazeta das últimas colocações entre os canais e triplicar a sua audiência, para alcançar pelo menos os seis pontos. A Globo recebia 50% dos lucros de comerciais exibidos nos horários críticos e ainda cedia grandes produções e desenhos animados, que faziam o maior sucesso naquela época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NEGOU COMPRA

O negócio foi muito lucrativo para o canal da Fundação Cásper Líbero, que conseguiu contratar 20 funcionários e garantiu um novo transmissor. Surgiu um rumor de que a Globo queria comprar a Gazeta e isso revoltou as outras concorrentes, que fizeram declarações polêmicas na imprensa. A empresa dos Marinho, entretanto, negou tudo.

FRACASSO

“Pantanal” fez a Globo se movimentar dessa forma, mas no fim deu tudo errado. Em junho, quando a Globo iniciou a parceria de fato com a Gazeta, o filme “Gente Como a Gente” não saiu do um ponto. A emissora carioca, com o filme “Mulher Nota Mil”, marcou 27 pontos, e “Pantanal” alcançou a liderança com 31 pontos.

A parceria entre os dois canais só durou o tempo combinado por contrato e não passou disso. A mídia também fez questão de esquecer que um dia houve esse rumor de que a platinada compraria o veículo da Fundação Cásper Líbero.

Cristiana Oliveira e Marcos Winter na primeira versão de 'Pantanal'(Foto: Reprodução / Internet)

Primeira versão de “Pantanal” deixou a Globo desesperada (Foto: Divulgação/Manchete)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.