Serviço popular do metrô de São Paulo encerra serviço popular ainda em 2024 e inúmeras estações são atingidas por decisão
O metrô de São Paulo é a maior malha do país e diariamente, milhões de passageiros transitam em suas inúmeras estações. O espaço também oferta alguns serviços diversos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, um muito popular por anos, hoje não existe mais. Afinal, chegou ao fim ainda no começo de 2024. Mas, em seu lugar, ficou um novo substituto.
E para contar sobre o fim desse serviço popular, o time de especialistas em transporte público do TV Foco, a partir de informações do site Jornal Bicicleta, expõe os detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ADEUS SERVIÇO POPULAR DO METRÔ DE SP
- Serviço de bicicletário está encerrado;
- Um novo substituto está operando;
- Milhares de passageiros foram afetados;
- O serviço existia há anos.
O FIM DOS BICICLETÁRIOS
Desde o dia 2 de janeiro de 2024, o metrô de São Paulo deixou de ofertar o serviço de bicicletários. Algumas estações foram afetadas, e podemos citar:
- Estações Sé (20 vagas)
- Guilhermina Esperança (155 vagas)
- Carrão (110 vagas)
- Itaquera (55 vagas)
O serviço era seguro, afinal, contava com a presença de vigilante como controlador de acesso. Então, no lugar, colocaram paraciclos. Os espaços servem para colocar as bicicletas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, nesse modelo, a pessoa precisará levar um cadeado próprio e como não terá mais vigilância, isso não é garantia que ela estará lá quando a pessoa retornar.
PASSAGEIROS AFETADOS
Para se deslocar até a estação, milhares de passageiros usam suas próprias bicicletas. Dessa maneira, a existência dos bicicletários era primordial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a mudança, não é todos que estão confiando em fazer isso, afinal, não há mais a segurança de antigamente. O fim do serviço causou impacto.
RESPOSTA DO METRÔ SP
Após a decisão, o metrô SP foi questionado a respeito da medida, então, responderam que a decisão aumentou os horários para uso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A medida possibilita a ampliação do horário de guarda das bicicletas nas estações Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Carrão-Assaí Atacadista e Sé (Linha 3-Vemelha), que passarão a atender das 4h40 à 0h.”.
CONCLUSÕES FINAIS
Para a tristeza de milhares de passageiros, um serviço popular do metrô de SP chegou ao fim. Dessa maneira, um novo substituto chegou, contudo, com menos segurança que o anterior.
COMO FICARAM AS VAGAS?
Em resumo, o metrô ficou com paraciclos em 35 estações, ofertando 1.300 vagas para a guarda gratuita das bikes. Além disso, teve a ampliação de horários.