Alerta MÁXIMO: Se você tem alguma dessas doenças pode pedir aposentadoria por invalidez agora mesmo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura

Se você tem uma dessa doenças pode se aposentar por invalidez

A aposentadoria, com os novos quesitos de tempo de trabalho e idade a serem atingidos está cada vez mais difícil de atingir, mas se você for portador de algumas dessas doenças pode pedir aposentadoria por invalidez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais difícil do que perder um emprego é ficar sem trabalhar devido a alguma doença, e por isso há a opção, dependendo do que a pessoa possui, de se aposentar e ter os direitos de seguir tendo um salário mensalmente.

A aposentadoria por invalidez, que hoje também é chamada de incapacidade permanente, é um benefício previdenciário para os segurados do INSS e servidores públicos que ficam incapacitados de trabalhar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que isso vale para todos os casos que impedem as pessoas de exercer qualquer outra função, mesmo que seja diferente daquela que ela prestasse.

Para requisitar a aposentadoria por invalidez deve ter a incapacidade comprovada por perícia médica, cumprir uma carência mínima de 12 meses e estar trabalhando no serviço público ou ser contribuinte ao INSS.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em três hipóteses esse período de 12 meses não precisa ser cumprido, que no caso é acidentes, doenças referentes ao trabalho e alguma doença que está na lista do Ministério Público como doença grave, irreversível e incapacitante.

Pessoas com essas doenças podem pedir aposentadoria por invalidez (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja a lista de doenças graves que dão direito a aposentadoria por invalidez:

Está cada vez mais difícil se aposentar por idade e tempo de serviço (Reprodução: Internet)

Qual a idade mínima para aposentar?

Após a reforma da previdência, a aposentadoria por idade foram alterados. Agora, as mulheres precisam estar com 62 anos de idade e outros 15 anos de contribuição. Já os homens 65 anos e mais 15 de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile