Segundo Sol terá “sotaque leve”, dama do teatro baiano e Axé Music dos anos 90

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
Por: Vitor

09/05/2018 17h45

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Beto Falcão (Emilio Dantas) em Segundo Sol (Foto: Globo/João Cotta)
Beto Falcão (Emilio Dantas) em Segundo Sol (Foto: Globo/João Cotta)

Emilio Dantas como o cantor de axé Beto Falcão em Segundo Sol
(Foto: Globo/João Cotta)

Nova novela das nove da Globo, Segundo Sol trará personagens com “sotaque leve”, clássicos da Axé Music da década de 1990 e dama do teatro baiano no elenco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dennis Carvalho e Maria de Médicis, dupla que assina a direção da trama de João Emanuel Carneiro, falou sobre o processo de escalação do elenco, os desafios das gravações externas na Bahia, a preparação do elenco e a trilha sonora do folhetim, que conta com nomes com Alcione, Wesley Safadão e Simone e Simaria.

Confira a seguir entrevista com Dennis Carvalho e Maria de Médicis, parceiros de trabalho há mais de uma década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa é a sétima parceria de vocês. Como é esse processo de trabalho que dá tão certo?
Dennis Carvalho – Dividimos o trabalho com um equilíbrio muito legal. Maria faz parte de minha equipe de diretores há muitos anos e já nos entendemos pelo olhar.
Maria – Somos muito parecidos na forma de pensar artisticamente. Estamos muito animados com essa novela porque é nossa primeira parceria com o João Emanuel Carneiro, que escreve muito bem sobre relações humanas. O Dennis sempre foi reconhecido como um excelente diretor de atores, e isso dialoga com a proposta do texto do João.

Dennis Carvalho e Maria de Médicis (Foto: Globo/João Cotta)

Dennis Carvalho e Maria de Médicis
(Foto: Globo/João Cotta)

Como foi o trabalho de escalação do elenco? Quais as principais novidades e apostas?
Dennis Carvalho – A escalação é um processo que me interessa muito porque amo dirigir atores. Para essa novela, há gente de diversos cantos do país, com destaque para os baianos. Fizemos uma longa pesquisa na Bahia. Além dos talentos já conhecidos do grande público, como Fabrício Boliveira e Vladimir Brichta, trouxemos – só para citar um nome, há outros – uma grande dama do teatro baiano, a Claudia Di Moura, no papel da Zefa, bem importante na história. Também conto com uma turma com que já trabalhei outras vezes e outros que estão estreando comigo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Maria, você esteve à frente de quase todo o trabalho na Bahia. Quais foram os maiores desafios de gravar por mais de um mês em solo baiano?
Maria de Médicis – É sempre um desafio gravar fora dos Estúdios Globo, ainda mais por tanto tempo. Na etapa de gravações no sul da Bahia, saíamos para gravar muito cedo, às três, quatro horas da manhã, para termos a luz perfeita, o sol nascendo. Foi cansativo, mas valeu muito a pena, as imagens estão lindas. Em Salvador, também tivemos gravações externas bastante trabalhosas. Mas era mais do que essencial termos todo esse tempo gravando na Bahia, já que a história é ambientada lá.

Maria de Médicis durante as gravações de Segundo Sol na Bahia (Foto: Globo/João Cotta)

Maria de Médicis durante as gravações de Segundo Sol na Bahia
(Foto: Globo/João Cotta)

Como foi a preparação com o elenco para ambientar a novela na Bahia?
Dennis Carvalho – Fizemos workshops com todo o elenco. Além das aulas com o preparador de atores Eduardo Milewickz, tivemos dança afro com o consagrado coreógrafo baiano Zebrinha, e aulas de capoeira para alguns atores. Também houve aulas de prosódia e conseguimos chegar a um sotaque leve, com melodia, mas sem ser carregado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que vocês podem adiantar sobre a trilha sonora, que promete ser um grande diferencial na novela?
Dennis Carvalho – Queríamos trazer os grandes clássicos da Axé Music dos anos 1990, mas com algum diferencial. Então, reunimos canções lindas e contagiantes, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época, regravadas por outros cantores, com arranjos novos. Conseguimos um resultado incrível! Entre os exemplos ‘O Mais Belo dos Belos’, com Alcione, ‘Baianidade Nagô’, com Maria Gadu, ‘Beleza Rara’, na voz de Thiaguinho, ‘Mal Acostumada’, gravada por Simone e Simaria, ‘Vem meu Amor’, com Wesley Safadão, e ‘Beija-Flor’, com Johnny Hooker, e outras. Temos até uma versão em inglês de ‘Swing da Cor’, que encomendamos para Ikoko, uma dupla de DJs que está fazendo o maior sucesso lá fora. A música se chama ‘Swing all The Colors” e ficou demais. Outra música que foi encomendada especialmente para a novela é ‘Axé Pelô’, o grande hit do Beto Falcão. Emilio Dantas gravou a música, composta por Marquinhos Osósio e Rô Case, e simplesmente arrasou. Além dessas regravações, há a trilha internacional e outros grandes clássicos da música popular brasileira. Acho que conseguimos construir uma bela trilha!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.