“Risco de ficar sem receber o benefício”: Bonner para o JN com nova regra do INSS em março a 4 milhões de idosos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/03/2024 13h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
William Bonner no Jornal Nacional / Idosos no INSS - Montagem TVFOCO

William Bonner paralisou o Jornal Nacional, da Globo, com uma nova regra do INSS

William Bonner, âncora do Jornal Nacional, da Globo, paralisou a atração com uma nova regra do INSS, neste mês de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante das informações que foram divulgadas, a nova lei acaba atingindo nada mais, nada menos que 4 milhões de idosos, que não querem correr o risco de ficar sem receber o seu benefício.

Para melhor entender sobre o assunto, no Jornal Nacional, Bonner explicou que o INSS esclareceu como procede para verificar se beneficiários estão vivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o Ministério da Previdência Social suspendeu até o fim do ano bloqueio de pagamento a beneficiários por falta de prova de vida.

Dito isso, no Jornal Nacional, William Bonner disparou: “O INSS esclareceu hoje como vai proceder em relação aos beneficiários que não forneceram prova de que estão vivos”, disse, chamando a reportagem.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

E então a reportagem do JN seguiu dando mais detalhes: “4 milhões e 300 mil pessoas não foram identificadas nas bases do INSS. Esses aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílios de longa duração vinham sendo avisados pelo aplicativo Meu INSS. Nenhum segurado quer correr o risco de ficar sem receber o benefício, quando o INSS convoca, todo mundo corre logo para uma agência”, disse.

E seguiu: “Mas desta vez, não será preciso, porque nenhum benefício será bloqueado até o fim do ano por falta da prova de vida. Desde o ano passado, a comprovação de que o segurado está vivo é tarefa do próprio INSS e não mais do beneficiário. O Instituto está fazendo uma espécie de varredura, cruzando dados da Receita Federal, do SUS, informações eleitorais e até entrega de cartórios”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tudo para saber se quem recebe está vivo… São 39 milhões e meio de aposentados, pensionistas e outros segurados, com um benefício médio de R$ 1.800,00, que precisam ser verificados para evitar Fraudes”, disse.

Por fim, então, foi explicado no Jornal Nacional, que: “O presidente do INSS reforçou que não há bloqueio de benefícios. ‘A gente tem feito os esforços numa periodicidade mais curta, mas a cada dez meses, certamente, o seu Antônio, nosso seguro lá, o aposentado, ele vai ter testado a validade, se ele está vivo, e nós vamos descobrir isso, não impondo novamente. O brasileiro não tem que vir dizer que está vivo. Nós vamos atrás para descobrir que ele está vivo'”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Por último, se não conseguirmos, vamos fazer o acesso a nós irmos à casa das pessoas. Nós temos o endereço das pessoas, estão cadastrados, então o segurado hoje não precisa fazer absolutamente nada. Se ele quiser fazer pelo meu INSS, aquela biométrica, nem todo mundo tem celular, nem todo mundo domina, então não é obrigado… Mas se ele quiser fazer, ótimo, mas não é obrigação dele. O segurado não tem obrigação de fazer prova de vida”, disse, no Jornal Nacional.

O que é a Prova de Vida do INSS?

Bom, para quem não sabe, a prova de vida é uma checagem periódica para comprovar que a pessoa está viva e pode continuar recebendo o benefício do INSS a que tem direito.

Thumbnail Video Youtube

Mas, como dito na reportagem do Jornal Nacional, não é mais obrigação do beneficiário procurar a autarquia para fazer tal prova, que agora fica completamente a cargo do INSS.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.