Lei em vigor agora em 2024: Comunicado do Serasa crava 4 presentões a idosos 60+ para acabar com dívidas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/04/2024 12h56

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos e Serasa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Os idosos recebem uma grande vitória com nova Lei em vigor para acabar com as dívidas. Os 4 presentões cravados pelo Serasa é para alguns grupos que possuem mais de 60 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até pouco tempo atrás, o Brasil não tinha uma regulamentação específica para lidar com casos de endividamento excessivo.

SAIBA MAIS! Conta de luz aniquilada a idosos 65+: Benefício é garantido em apenas 1 passo simples para dar fim às dívidas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso mudou em 2021 com a Lei 14.181/2021, ocasionada pelo forte impacto que teve a pandemia da Covid-19. Foi regulamentada a Lei do Superendividamento de acordo com informações do portal da Serasa.

Desde então, pessoas superendividadas têm a chance de reorganizarem as suas finanças e superarem a inadimplência com proteção do Judiciário.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para idosos com mais de 60 anos, o endividamento se tornou ainda maior. A maioria desse grupo se tornou o único responsável financeiro pela família na época da pandemia, principalmente os aposentados que passaram a comprometer boa parte da renda com empréstimos.

A Lei do Superendividamento oferta uma solução para aqueles que se encontram repletos de dívidas, protegendo os grupos mais vulneráveis, como idosos, analfabetos e pessoas enfermas, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, a Lei é para aquelas pessoas de boa-fé que manifestaram a impossibilidade de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, sem que o as coisas básicas, como alimentação, seja afetada.

Thumbnail Video Youtube

QUAIS SÃO OS 4 PRESENTÕES INFORMADOS PELO SERASA?

Dessa forma, existem alguns requisitos para se conquistar o direito de usufruir do poder dessa Lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você possui dívidas em algum desses serviços, poderá usufruir da legislação com esses 4 presentões:

  • Contas de água, luz, telefone, gás, etc;
  • Boletos e carnês de consumo;
  • Crediários;
  • Empréstimos com bancos e financeiras (inclusive cartões de crédito);
Notas de dinheiro e idosos (Fotos: Reproduções / Freepilk / Internet)
Notas de dinheiro e idosos (Foto: Reprodução / Freepik)

Sendo assim, o Serasa ajuda o idoso a renegociar as 4 contas listadas acima, possibilitando que ele honre o seus compromissos e não comprometa toda a sua renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso dos idosos e aposentados endividados, eles terão que solicitar ao Judiciário a instauração de um processo para revisão dos contratos e então apresentar um plano de pagamento das dívidas, esse que deve ser cumprido em no máximo 5 anos e de forma que não afete suas fianças.

Outra medida é que o valor mínimo da renda que uma pessoa precisa para ter os custos essenciais não deve ser utilizada para quitar as dívidas, por tanto a pessoa não vai contrair novas dívidas para pagar luz e água, por exemplo.

COMUNICADO SERASA - Foto Internet
Comunicado do Serasa (Foto: Reprodução / Serasa)

QUAIS CONTAS FICAM DE FORA DESSA NOVA LEI DE ACORDO COM O SERASA?

Vale destacar que a Lei do Superendividamento não se aplica a dívidas decorrentes de fraudes, multas de trânsito, produtos e serviços de luxo, crédito rural, impostos e demais tributos, financiamento imobiliário (como prestação da casa própria) e pensão alimentícia.

No entanto, segundo destaca o Serasa em seu site oficial, existe um Projeto de Lei que tenta mudar essa concepção e está em tramitação desde 2023 no Congresso Nacional.

O PL 1409/23 propõe incluir todos os tipos de dívida para proteção da Lei, implicando o conceito de pessoa superendividada.

Lei do Superendividamento já está em vigor mas pode passar por mudanças (Reprodução: Montagem TV Foco)
Lei do Superendividamento já está em vigor (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.