Decreto do Serasa confirma o que realmente acontecerá a quem tem dívidas há mais de 5 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

26/11/2024 8h30

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Serasa crava o que acontece com quem tem dívidas a mais de 5 anos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/SERASA/Canva)

Decreto do Serasa expõe real e confirma o que de fato acontece com inadimplentes que possuem dívidas com mais de 5 anos

A inadimplência é um desafio significativo para muitos brasileiros. Apenas para nível de conhecimento, conforme exposto pelo próprio Serasa Experian, só neste ano de 2024, mais de 71 milhões de pessoas estavam inadimplentes, representando cerca de 43% da população adulta do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que reflete o impacto de fatores como o:

  • Aumento do custo de vida;
  • O desemprego;
  • Falta de educação financeira.

A grande questão é que a inadimplência não afeta apenas os consumidores diretamente, mas também o mercado financeiro e a economia, reduzindo a circulação de crédito e limitando o poder de compra da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serasa crava o que acontece com quem tem dívidas há mais de 5 anos (Foto: Reprodução/Serasa)
Serasa crava o que acontece com quem tem dívidas há mais de 5 anos (Foto: Reprodução/Serasa)

Porém, entre as principais dúvidas dos consumidores inadimplentes, destaca-se o destino das dívidas antigas e como elas afetam o histórico de crédito, especialmente aquelas com mais de cinco anos.

Sendo assim, para entender esse tema, a equipe especializada em economia do TV Foco, baseada em informações divulgadas pelo próprio Serasa, preparou um guia completo com um decreto do mesmo que define o que acontece com esses inadimplentes e quais os recursos disponíveis para se livrar das dívidas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mas afinal, o que acontece com as dívidas há mais de 5 anos?

  • Prescrição: Após 5 anos, a dívida é considerada prescrita, ou seja, o credor perde o direito de cobrá-la judicialmente. Além disso, o nome do devedor é removido dos cadastros de inadimplentes, como Serasa e SPC.
  • A dívida não ”some feito fumaça”: Apesar da prescrição, a dívida ainda existe. O credor pode continuar a cobrar o débito por meios informais, como cartas e ligações.

Essas dívidas acima dos 5 anos afetam o Score?

  • Impacto no crédito: Dívidas prescritas deixam de afetar diretamente o score de crédito, mas credores podem manter registros internos que influenciam futuras concessões de crédito.

Sendo assim, manter um histórico de inadimplência pode reduzir as chances de crédito em instituições que analisam informações adicionais.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O Score é parâmetro para saber a saúde financeira dos clientes (Foto: Reprodução/Internet)
  • Além disso, mesmo com a prescrição, quitar a dívida pode ser positivo. Regularizar pendências demonstra responsabilidade financeira e melhora a relação com o mercado.

Como limpar o nome de forma simplificada?

Felizmente, o Serasa oferece ferramentas úteis para que você consiga regularizar seu CPF e limpar o nome no mercado como o Serasa Limpa Nome.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mesmo funciona como uma plataforma que permite negociar dívidas diretamente com credores, muitas vezes com descontos significativos e oferece os principais benefícios:

  • Consulta gratuita de pendências no CPF.
  • Negociação de condições de pagamento acessíveis.
  • Possibilidade de recuperar crédito e melhorar o histórico financeiro.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Serasa Limpa Nome (Foto: Reprodução/ Internet)

Mas, vale a pena regularizar as dívidas prescritas?

Por fim, apesar das prescrições, existem 3 motivos para que você regularize essas dívidas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Credibilidade no mercado financeiro: Resolver dívidas, mesmo prescritas, reforça a confiança entre consumidor e credor.
  • Evitar incômodos: Dívidas antigas podem atrapalhar relações com bancos e financiadoras, dificultando o acesso a crédito.
  • Descontos e facilidades: Negociações diretas, especialmente em feirões como o Feirão Serasa, oferecem descontos de até 90% para quitação de dívidas.

Como evitar entrar na inadimplência?

Agora, se você já regularizou, ou já conseguiu um acordo para regularizar a sua situação, você pode seguir as dicas abaixo para não se encolar mais:

  • Busque informações para planejar melhor o orçamento e evitar novas inadimplências;
  • Comece a pagar pelas dívidas que ainda influenciam seu crédito ou têm juros elevados;
  • Faça uso das plataformas como Serasa e SPC e organize suas pendências.

Por fim, a inadimplência não precisa ser um fardo permanente. Com informação, planejamento e uso das ferramentas disponíveis, é possível sair dessa situação e construir um histórico de crédito saudável!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais:

Em suma, o Serasa esclarece que dívidas com mais de 5 anos são consideradas prescritas, ou seja, o credor perde o direito de cobrá-las judicialmente.

No entanto, a dívida não desaparece e pode influenciar na concessão de novos créditos.

Apesar disso, regularizar dívidas prescritas pode melhorar o score de crédito e facilitar o acesso a serviços financeiros.

Para mais informações sobre o Serasa e suas ferramentas, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.