Adeus, cartões de crédito: Serasa confirma novo serviço do Banco Central para aposentar pagamento nº1

Tudo o que você precisa saber sobre o novo serviço já confirmado pelo banco Central
O Serasa, por meio do seu portal oficial, acabou trazendo detalhes sobre o novo serviço já confirmado pelo Banco Central do Brasil, que chega para aposentar os pagamentos feitos via cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando sobre o pix por aproximação, que se trata de uma nova modalidade do pix. A título de informação, o Pix acabou sendo lançado no Brasil em 16 de novembro de 2020, pelo BC, e agora, essa repaginada na forma de pagamento já vem dando muito o que falar.
De acordo com o portal do Serasa, o Pix por aproximação acaba dando a possibilidade de que sejam realizados pagamentos por aproximação do celular da maquininha. Esse é um serviço muito semelhante com os dos cartões de crédito e débito equipados com tecnologia NFC (Near Field Communication). Ou seja, será que o Pix irá desbancar os cartões de vez?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais sobre
Em síntese, para ativar o Pix por aproximação em uma carteira digital, é necessário vincular sua conta a essa carteira, parecido com o que se faz com os cartões de pagamento. Assim, quando você vincula sua conta, você será automaticamente direcionado para a instituição onde possui conta para confirmar essa autorização.
Confira o passo a passo:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Acesse o aplicativo do seu banco.
- Procure pela opção Pix e depois por Pix por aproximação.
- Habilite a funcionalidade e vincule sua conta bancária.
- Autorize a utilização do NFC para pagamentos.
Como pagar com Pix por aproximação?
Confira a seguir o passo a passo de como pagar com o pix por aproximação, de acordo com informações do Serasa:
- Desbloqueie o celular e ative o NFC.
- Aproxime o celular da maquininha.
- Escolha o Pix como forma de pagamento.
- Confirme a transação com biometria ou senha.
- Aguarde a confirmação do pagamento.

O Banco Central, por meio de um comunicado publicado em seu postal, ainda explica detalhes sobre o funcionamento do pix. “As outras formas de iniciação, como a chave e o QR Code continuam existindo. A funcionalidade é de disponibilidade facultativa, tanto para carteiras digitais, como para bancos e para provedores de maquininhas. Portanto, consulte seu banco para saber se a funcionalidade está disponível em seu aplicativo ou em alguma carteira digital. Além disso, o Pix por aproximação é possível apenas em maquininhas habilitadas”, diz o BC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é a forma de pagamento mais usada no Brasil?
Ainda de acordo com o Banco Central, o Pix é o meio de pagamento mais difundido entre os brasileiros. O serviço de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) é usado por 76,4% da população. Em seguida, vêm o cartão de débito (69,1%) e o dinheiro (68,9%). Os dados estão na pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, publicada pelo BC.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O BANCO CENTRAL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br