Brasileiros aceitam ser “laranja”: Serasa faz descoberta chocante de negativados e pior descoberta

Brasileiros movimentam crime no sistema financeiro aceitando serem “laranjas”
O Serasa está descobrindo movimentos criminosos referentes aos negativados, onde os próprios brasileiros não ligam de ser “laranjas” nesse crime que está crescendo cada vez mais no país e deixando instituições financeiras muito preocupadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, um estudo exclusivo da Serasa Experian confirmou e identificou que atualmente, mais de 1,6 milhão de cidadãos brasileiros podem se encaixar na categoria laranjas, já que aceitam emprestar o CPF e conta bancária para que outras pessoas registrem bens e movimentem dinheiro ou até mesmo ceder dados com o objetivo de lavagem de dinheiro.
O movimento trata-se de pessoas que aceitam vender seus dados para que terceiros utilizem para fins ilícitos, como aquisição de bens ou empréstimos com intenção de não pagar, e um dos motivos para esse aumento na quantidade de perdia laranjas é a dificuldade de identificar as pessoas, pois o perfil usado é semelhante aos dos proprietários legítimos ou são de fato usuários oficiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, contabilizando 70% de contas alugadas com consciência ou co-participação do próprio titular, ou seja, se diferencia daqueles que se apresentam como vítima de dados pessoais e bancários roubados.
Segundo o Banco Central (BC), estima-se R$2,5 bilhões de prejuízos no ano anterior, devido os golpes no sistema financeiro, dessa forma, o banco passou a estudar e responsabilizar bancos por transações fraudulentos referentes as “contas laranjas”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Quais são os tipo de laranjas conscientes?
Existem algumas camadas de laranjas, entre elas o Laranja Amigo, aquele empresta os dados aos fraudadores sem nem saberem para que são utilizados.
Já o Laranja Comprado, são aqueles criminosos que compram os dados das pessoas e utilizam para fins ilícitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o Laranja do PIX, golpes onde o bandido consegue realizar múltiplas transferências de valores para diversas instituições financeiras, tornando difícil o rastreamento.

Logo da Serasa Experian (Reprodução/Internet)

Laranja do PIX (Reprodução/Internet)

Roubo de dados (Reprodução/Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.