Oi, Serasa: Lei comunica em quanto tempo o nome fica sujo após vencimento das dívidas

O seu nome está sujo no Serasa? Entenda agora quanto tempo o seu nome fica sujo após as dívidas vencerem
A título de informação, um recente levantamento que acabou sendo feito pelo Serasa descobriu que 57 milhões de brasileiros não sabem que estão endividados. Dessa forma, entre os consumidores que desconhecem a existência de dívidas em seu nome, pelo menos 19 milhões deles foram negativados pelos credores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal CNN Brasil, quando uma pessoa está com o nome no SPC ou SERASA, fica impossibilitado de solicitar cartões de crédito. Além disso, de fazer empréstimos, abrir contas e realizar diversos processos. O fato é que, após o vencimento da dívida, o Código de Defesa do Consumidor não define um prazo mínimo para que o credor registre a pessoa endividada nos órgãos de restrição ao crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As empresas geralmente aguardam um período de 30 dias ou mais antes de proceder com a inclusão.”, explica o advogado tributarista da Ernesto Borges Advogados, Daniel Feitosa Naruto.
ENTENDA
Em meio a isso, o Serasa explica que o nome do devedor não será negativado logo após o vencimento da dívida.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O nome de um consumidor não aparecerá no cadastro de inadimplentes no dia seguinte a um atraso. Assim, pois isso não ocorre automaticamente”, explica o órgão em nota à CNN. “O credor até pode solicitar a negativação logo depois, mas existem etapas anteriores.”
Segundo o Serasa, banco deve notificar o devedor sobre a possibilidade da negativação para que a pessoa tenha um prazo para poder pagar. Ou então, renegociar a dívida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Como esse processo começa a partir da iniciativa do credor, não é possível determinar com precisão em quanto tempo o CPF será negativado depois do vencimento de uma dívida”, explica o órgão.
Por fim, mas não menos importante, vale falar ainda que a história de que a dívida deixa de existir após 5 anos de sua existência é um mito. A “dívida caduca” deixa de ser registrada no Serasa, mas não significa que ela seja perdoada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br