Carro tomado pelo banco e nome sujo: Serasa traz 2 punições aos que têm dívidas com financiamento de veículos

O Serasa confirma duas punições para quem tem dívidas com financiamento de veículos com o carro sendo tomado pelo banco e o nome ficando sujo
Comprar um carro com financiamento pode ser um grande passo, mas quando as dívidas começam a apertar e o veículo é tomado pelo banco, a situação vira um verdadeiro pesadelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E não é só isso: quem enfrenta essa situação ainda pode ver o nome sujo no Serasa. Além de perder o carro, a pessoa também enfrenta essa punição que podem complicar ainda mais a vida financeira.
A seguir, veja em detalhes reunidos pelo TV FOCO, o que o Serasa informa sobre essa situação, se tem como eliminar essas duas punições e como fazer para não passar por esse tipo de coisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dívidas com financiamento de veículos
De acordo com o Serasa, um financiamento de veículo é basicamente um empréstimo que você faz com o banco ou instituição financeira para comprar um carro.
Você paga uma entrada e o restante do valor acaba sendo dividido em parcelas mensais. Essas parcelas podem durar de alguns meses até vários anos, dependendo do seu contrato.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No entanto, se não pagar as parcelas em dia, a dívida vai acumulando. Além dos juros, que aumentam, há também encargos como multas e taxas, o que deixa a dívida bem maior do que o valor original.

E, com o tempo, se a situação não for resolvida, a dívida pode se transformar em algo difícil de controlar, e até mesmo levar ao banco tomando o carro de volta e o seu nome ficando sujo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Serasa explica as punições devido à dívida
Conforme divulgado pelo Serasa, o banco pode tomar o carro de volta se as parcelas do financiamento ficarem atrasadas por mais de 90 dias.
Contudo, antes de entrar com a ação judicial, o banco avisa o devedor e dá uma chance para regularizar a dívida. Se a inadimplência continuar, o banco pode pedir a busca e apreensão do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco pode leiloar o veículo, e, se o valor obtido for suficiente, a dívida é quitada. Caso contrário, o devedor ainda precisa pagar a diferença, além de custos adicionais como taxas de leilão e judiciais.
De acordo com o Serasa, depois que o banco toma o carro, ele acaba sendo armazenado e o devedor tem 5 dias para pagar tudo e recuperar o veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se não pagar, o banco vende o carro, mas o devedor ainda pode ter que pagar a parte da dívida que não foi coberta. Dessa forma, destacando que o cidadão fica inadimplente.
A inadimplência também resulta na negativação do nome nos órgãos de crédito, deixando o devedor com o nome sujo, o que impacta o score de crédito até que a situação acabe sendo regularizada.

Considerações finais
- Em resumo, se você atrasar o pagamento das parcelas do financiamento de um veículo por mais de 90 dias, o banco pode tomar o carro e o seu nome ficará sujo no Serasa.
- Mesmo que o veículo seja leiloado, se o valor não for suficiente para cobrir a dívida, você ainda precisará pagar a diferença.
- A inadimplência também afeta seu score de crédito.
- A melhor maneira de evitar isso é pagar as parcelas em dia ou, se necessário, tentar renegociar a dívida com o banco antes que a situação se complique.
Como negociar uma dívida no Serasa?
Confira o passo a passo para conseguir negociar sua dívida:
- Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou abra o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.
- Faça seu login e confira as ofertas disponíveis para você.
- Selecione a oferta para quitar a dívida e a forma de pagamento que deseja. Pronto!
Aliás, veja também sobre uma nova lei confirmada pelo Serasa clicando aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br