Você não precisa mais ser autuado em blitz; entenda agora o porquê
O terror dos motoristas é serem presos pela blitz. Mas, isso pode ser um pesadelo distante, pelo menos de acordo com às mudanças ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje a legislação prevê apenas a retenção e a remoção do veículo em determinadas situações, não mais a apreensão. Antigamente, os veículos eram apreendidos e não davam chance para defesa do motorista. Mas, com a nova lei, agora ele pode esclarecer a inflação.
Blitz agora não pode apreender carro em qualquer circunstância (Foto: Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E O QUE ACONTECE NA REMOÇÃO E RETENÇÃO DE VEÍCULOS?
A retenção é basicamente uma imobilização temporária do veículo para esclarecer uma irregularidade. Então é assim, se puder resolver no local, melhor, e aí o veículo é liberado. Um exemplo é a questão da multa por não usar cinto de segurança. É tudo resolvido ali e na hora.
Na questão de remoção do veículo, a questão é um pouco mais delicada. Ela ocorre quando o veículo é levado para sr colocado em algum local determinado pela autoridade de trânsito. E aqui, para devolver, é preciso pagar algumas multas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Muito além de R$1518: Regra do INSS confirma até quanto se recebe ao se aposentar por idade
● Detran comunica proibição que pode suspender CNH de motoristas da categoria B; veja como evitar
● Vitor Roque e +6 FORA? Abel Ferreira pode perder 7 jogadores no Palmeiras para o clássico contra o São Paulo
Blitz agora não pode apreender carro em qualquer circunstância (Foto: Reprodução/ Internet)
MULTAS VENCIDAS
Todos que dirigem um veículo estão sujeitos a sofrer com multas. Seja por inflações sérias ou até mesmo distrações no trânsito, com certeza, a maioria dos motoristas já devem ter recebido alguma delas na vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, algumas pessoas acabam deixando de paga-las e a Serasa acaba de divulgar um alerta para quem se encaixa nesse grupo de inadimplentes.
O especialista lista todos os prejuízos que podem ocorrer com quem não paga o que deve, como por exemplo não conseguir fazer o licenciamento do veículo ou até mesmo ser impedido de andar pelas ruas com o veículo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O especialista também cita que não é possível vender o veículo ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em uma situação como essa. Além disso, lembra que o nome do devedor pode ser incluído na Dívida Ativa da União.
Pague seus impostos sem multa (Reprodução: Montagem TV Foco)