Todas as consequências que você pode ter que lidar caso não realize o pagamento do seu IPVA
O pagamento do IPVA é de suma importância aos milhões de motoristas brasileiros. Para quem não sabe, se trata de um imposto que garante a regularização do veículo para financiar serviços públicos essenciais. Ou seja, precisa ser pago de forma anual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante falar que o pagamento do IPVA se trata de uma condição obrigatória para o licenciamento anual de carros, motos, caminhões e ônibus em diferentes estados do país.
Em suma, l valor do IPVA, além das datas de vencimento do imposto e as condições de pagamento variam de acordo com cada estado brasileiro. Dessa forma, ele acaba sendo calculado com base em uma alíquota aplicada sobre o valor de mercado do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, a pergunta que não quer calar: o seu carro está com o IPVA em dias ou atrasado? Bom, nesta terça-feira, dia 21, vocês irão descobrir quais acabam sendo algumas das consequências caso você realize o pagamento.
De acordo com informações do portal Exame, não efetuar o pagamento do imposto pode acarretar em multas e juros. Além disso, também pode gerar apreensão do veículo em alguns casos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dirigir por aí com esse atrasado no pagamento, além da multa, o motorista pode receber 7 pontos na CNH e ter o carro apreendido. Inclusive, quando você está com o seu pagamento em atraso, a sua dívida é o com o estado.
Confira a seguir mais algumas consequências:
- Sujeito a multa diária;
- Há incidência de juros equivalentes à taxa Selic (mínimo de 1% ao mês);
- Sem o pagamento, não é possível realizar o licenciamento do veículo.
Agora que você já tem todas essas informações, é muito importante que você realize o seu pagamento e não deixe atrasar, para que assim, você não venha a lidar com maiores imprevistos e um furo no seu bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais veículos contam com isenção no IPVA?
A isenção do IPVA 2025 varia de estado para estado, e existem categorias de veículos que têm direito ao benefício. Confira abaixo:
- Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima: Isenção para veículos com mais de 10 anos de fabricação.
- Amazonas, Bahia, Goiás, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul: Isenção para veículos fabricados até 2009 (15 anos ou mais).
- Mato Grosso: Carros com 18 anos ou mais (fabricados até 2006) estão isentos.
- Alagoas: Isenção para carros fabricados até 2000.
- Santa Catarina e Tocantins: Isenção para carros com 30 anos ou mais de fabricação.
- Minas Gerais: Isenção para carros com 20 anos ou mais, com placa preta.
- São Paulo, Paraná, Acre, Rio Grande do Sul e outros: Carros fabricados até 2005 (20 anos ou mais) estão isentos.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE