Shampoo e sabonete PROIBIDOS pela ANVISA: A retirada de marca tradicional amada pelas mulheres no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/07/2024 18h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa proibiu a venda de marca de shampoo e sabonete e pegou todo mundo de surpresa (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre a retirada urgente de produtos de higiene pessoal das prateleiras dos mercados e a proibição contra shampoo e sabonete cravada pelo órgão Nacional de Vigilância Sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é uma autarquia responsável pelo controle e fiscalização de alguns produtos e serviços no Brasil. Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa garantir a segurança e saúde da população. A seguir, confira autuação do órgão contra produtos de higiene pessoal de marca tradicional e amada pelas mulheres no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje vamos falar sobre a proibição da Anvisa contra marcas de shampoo e sabonete muito amadas pelas mulheres. Eles precisaram ser removidos após um decreto oficial da agência reguladora. Vale dizer que, a notícia caiu como uma bomba no colo dos consumidores, principalmente no gênero feminino.

Sabonetes e shampoos são os produtos de higiene pessoal mais comuns e populares, principalmente entre as mulheres, que contam com uma infinidade desses produtos disponíveis destinados a elas. No entanto, devido a problemas com a fiscalização sanitária, a marca que citaremos precisou ser retirada de circulação às pressas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal oficial do Governo Federal, no ano de 2018, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. O produto, fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não possuía registro ou notificação na agência. A informação consta no antigo portal do órgão federal.

A falta de registro na Anvisa também motivou a proibição da fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L. Os produtos são fabricados por Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. As empresas promoveram a remoção dos produtos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale destacar que, ambas proibições da Anvisa se encontram na publicação do dia 19/07/2018 no Diário Oficial da União (DOU).

A falta de esclarecimentos e situação atual das empresas

Após apurações realizadas pela Redação do TV Foco sobre os casos, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido. Entretanto, vale lembrar que o espaço continua em aberto para que as mencionadas possam expor suas versões dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a situação das marcas agora em 2024, conforme informações divulgadas pelo portal ‘EconoData’, ambas as empresas seguem em funcionamento no mercado. Entretanto, a empresa antes conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora opera pelo nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.

Já a Ecco Brasil Ecological Cosmetics tem até site oficial mostrando seus produtos. Por lá é possível ter acesso a inúmeros produtos. A marca tem uma grande presença no mercado e é queridinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como realizar uma denúncia à Anvisa?

É essencial saber como proceder em casos de irregularidades com produtos sob vigilância sanitária. Denúncias podem ser feitas através de um formulário eletrônico no site da Anvisa, onde o denunciante deve fornecer detalhes do produto, nome do fabricante e evidências do problema, se possível. Essas informações são cruciais para a investigação e ação regulatória subsequente.

Ressaltando que, conforme a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética e outras tecnologias de irradiação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.