Shampoo nº1 e popular no Brasil é proibido pela ANVISA

Shampoo popular e amplamente usado no Brasil, principalmente por mulheres, é proibido pela ANVISA e esses são os motivos

25/05/2025 6h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Shampoo popular foi proibido pela ANVISA após descoberta de risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

O shampoo é um dos produtos mais presentes e essenciais na rotina de cuidados pessoais, especialmente entre as mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, ele promove:

  • Bem-estar;
  • Autoestima;
  • Manutenção da saúde capilar.

Pois é, no mercado cosmético, a promessa de fios mais fortes, crescimento acelerado, brilho intenso e fórmulas “naturais” movimenta bilhões de reais por ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, em meio a esse contexto, o Brimless Hair Shampoo, o qual se consolidou entre os mais populares acabou virando alvo da ANVISA após uma irregularidade constatada.

 Sendo assim, a partir de informações oficiais da própria resolução, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz abaixo todos os dados da proibição e as medidas tomadas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com a matéria, é bom deixar claro que o episódio afetou somente o produto mencionado, ou seja, todos os demais lotes, bem como linhas, permanecem sendo comercializados normalmente.

Medida Brimless Hair Shampoo (Foto: Reprodução / Anvisa)
Resolução da ANVISA contra a Brimless (Foto: Reprodução/ANVISA)
Resolução da ANVISA contra a Brimless (Foto: Reprodução/ANVISA)
Resolução da ANVISA contra a Brimless parte 2 (Foto: Reprodução/ANVISA)

Produto proibido por comercialização irregular

Em 20 de março de 2025, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou no Diário Oficial da União (DOU nº 54) a RESOLUÇÃO nº 1021, determinando a proibição imediata do Brimless Hair Shampoo, em todos os seus lotes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A distribuição do produto é de responsabilidade da empresa G&M Ecom Intermediações Ltda.

A medida cautelar, sob o Expediente nº 0327740/25-2, foi adotada após fiscalizações que constataram que o shampoo estava sendo vendido sem registro na ANVISA — condição obrigatória para qualquer cosmético no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a empresa responsável não possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), configurando dupla infração à legislação sanitária brasileira.

A proibição se baseia nos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Artigos 2º e 12 da Lei nº 6.360/1976;
  • Artigo 67, inciso I da mesma lei;
  • Artigo 7º, inciso XV, da Lei nº 9.782/1999.

O processo referente à ação corre sob o número 25351.025694/2025-03.

Manifestações:

Não foram encontradas as manifestações da empresa sobre o ocorrido, no entanto o espaço segue em aberto.

  • Importância da marca Brimless Hair: De acordo com o site oficial, o Brimless Hair oferece uma linha completa capilar, incluindo uma solução prática e eficaz para cobrir fios brancos e revitalizar a cor dos cabelos, sem a necessidade de colorações agressivas. 
Ilustração shampoo e Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva / Marcelo Camargo)
Verifique se as marcas de cosméticos são regulamentadas pela ANVISA antes de comprar (Foto: Reprodução/Canva/Marcelo Camargo)

Quais são os riscos do uso de cosméticos não regulamentados?

A ausência de registro impede a avaliação do produto quanto à sua composição química, segurança toxicológica e eficácia.

Produtos aplicados diretamente no couro cabeludo, como shampoos, exigem formulações balanceadas para evitar:

  • Reações alérgicas;
  • Dermatites;
  • Queda capilar;
  • Outros danos à saúde.

A autoridade sanitária considerou os riscos do Brimless Hair Shampoo graves o suficiente para apreender imediatamente os produtos e suspender a atividade comercial vinculada à marca.

A decisão também tem efeito preventivo: impede que outros produtos da mesma origem entrem no mercado antes de passarem pelo crivo regulatório.

Conclusão:

Em suma, a decisão da ANVISA é uma resposta direta à tentativa de burlar normas sanitárias em nome do lucro.

Produtos que integram a rotina íntima e diária de cuidados femininos exigem responsabilidade técnica e legal.

O caso Brimless alerta para os riscos do consumo sem verificação. Segurança capilar começa na escolha consciente e na vigilância do que vai à prateleira. Mas, para saber sobre mais interdições como essa envolvendo a ANVISA, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.