Fim de uma era: Shopping popular de Salvador, BA, fecha as portas após 40 anos e deve ser demolido

Após quatro décadas de funcionamento, um shopping bastante popular e conhecidos de Salvador encerra as atividades e pode ser demolido. Veja todos os detalhes
Após mais de quatro décadas, o popular Shopping Baixa dos Sapateiros, no coração de Salvador, BA, encerrou suas atividades, marcando o fim de uma era para milhares de soteropolitanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, fundado em 1983, o centro comercial foi, durante muitos anos, um dos principais polos econômicos e sociais da capital baiana.
Situado em uma área estratégica do Centro Histórico de Salvador, o Shopping Baixa dos Sapateiros chegou a reunir cerca de 120 lojas em pleno funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Era o local ideal para encontrar roupas, calçados, eletrônicos e muito mais, sempre com preços acessíveis, o que o tornou querido entre as classes populares e comerciantes locais.
Durante os anos 80 e 90, o shopping viveu seu auge. Tornou-se ponto de encontro, referência cultural e um importante impulsionador da economia local.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Muitos comerciantes ali viram seus negócios prosperarem, fazendo parte do dia a dia de quem circulava pelo centro da cidade.
Com o tempo, no entanto, o cenário começou a mudar. A seguir, conforme as informações divulgadas pelos portais: Jornal Massa, Metrô 1 e Terra, vamos falar sobre a queda do shopping.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decadência e abandono do espaço
A descentralização do comércio em Salvador, aliada ao surgimento de novos shoppings em outras regiões, reduziu drasticamente o fluxo de clientes.
A falta de investimentos, problemas com segurança e a degradação do entorno também afastaram o público e os lojistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, mais de 100 lojas da região já estavam fechadas, sinalizando uma crise profunda no comércio da Baixa dos Sapateiros.
O golpe final veio em fevereiro de 2025, com o fechamento da agência da Caixa Econômica Federal, última instituição bancária ainda presente no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com a saída do último banco, ficou complicada a situação do shopping, com poucas lojas abertas e o fluxo muito baixo de clientes.”, disse Michel Nader, ex-comerciante da região
Sem respostas e com futuro incerto
Conforme apurado, até o momento, a administração do shopping não se manifestou oficialmente, e tentativas de contato feitas pelo Jornal Massa e pelo TV FOCO, não obtiveram retorno.
Mesmo com o fechamento definitivo, a estrutura do Shopping Baixa dos Sapateiros ainda consta fisicamente no local. No entanto, o status no Google já aponta: “Permanentemente fechado”.

Ademais, ainda não se sabe o futuro do local. A estrutura pode ser vendida, alugada ou arrendada, mas há risco real de demolição, situação essa que já atingiu outros prédios históricos da região.
Risco de demolição
A degradação do centro histórico de Salvador já causou a demolição de edificações centenárias. Entre os casos marcantes:
- Em agosto de 2015, um casarão de seis andares na Rua do Taboão foi demolido por risco de desabamento.
- Em janeiro de 2024, parte do prédio onde funcionava o tradicional restaurante Colon também foi ao chão após colapsos estruturais.
Esse histórico reforça a possibilidade de que o prédio que abrigou o Shopping Baixa dos Sapateiros possa ter o mesmo fim, caso não haja esforços de revitalização.
Considerações finais
- O Shopping Baixa dos Sapateiros cravou o fim de suas atividades neste ano.
- A possível demolição do imóvel ascende um alerta na população.
- Com o destino ainda indefinido, resta a dúvida sobre o que será feito do antigo Shopping Baixa dos Sapateiros.
- Ademais, a resposta para essa questão pode demorar ainda mais um pouco para aparecer.
Qual o shopping mais famoso em Salvador?
De acordo com o portal ‘Bahia Terra Turismo’, o shopping mais famoso em Salvador é o Salvador Shopping, com o Barra ficando em segundo lugar.

Ele é um dos maiores e mais modernos da cidade, conhecido pela sua arquitetura ampla, variedade de lojas, boas opções gastronômicas e um mix de serviços que atrai tanto moradores quanto turistas.
Já o Barra, tem uma localização privilegiada perto do Farol da Barra e vista para o mar, o que o torna um ponto bem turístico também, além de ser um dos mais antigos da cidade.
Por fim, veja: Mais de 30 lojas despejadas e adeus: Fechamento de shopping gigante de SP após 20 anos abala paulistas
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br